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http://hdl.handle.net/11690/2917
Autor(es): | Silva, Gilberto Ferreira da Wives, Leandro Krug Machado, Juliana Aquino Machado, Giovanni Bohm |
Título: | O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente |
Palavras-chave: | Formação continuada de professores;Autoformação;Trabalho colaborativo;Tecnologias |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Revista Brasileira de Educação |
Citação: | MACHADO, G. B. et al. O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, RJ, v. 26, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/i/2021.v26/. Acesso em: 04 maio 2022. |
Resumo: | A formação docente é um processo que ocorre durante toda a vida e inclui as experiências de aprendizagem profissional que contribuem para a qualidade da educação. A formação continuada de professores, contemplando processos autoformativos e colaborativos, encontra nos recursos tecnológicos meios que agregam possibilidades, tanto nos aspectos individuais quanto nos coletivos. Este estudo buscou identificar um perfil docente com foco na utilização de dispositivos digitais para o exercício de suas funções e aprimoramento das práticas pedagógicas. Para isso, foi aplicado um questionário para professores de uma rede municipal da região metropolitana de Porto Alegre. Dessa maneira, identificou-se o uso de tecnologias como possibilidade efetiva de romper com a solidão pedagógica por intermédio da criação de espaços de interação. O estudo aponta, ainda, a necessidade de estratégias formativas comporem políticas de formação docente, sendo acompanhadas de forma planejada. |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
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