Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2919
Authors: Silva, Gilberto Ferreira da
Rodrigues, Abraham Lincoln de Paula
Balzano, Otávio Nogueira
Branco, Leandro Veras Castelo
Title: Percepção dos bolsistas do Projeto de Extensão “A inserção da Universidade no Futebol” a respeito da relação teoria e prática
Keywords: Educação Física;Extensão universitária;Formação;Futebol
Issue Date: 2021
Publisher: Revista Uningá Review
Citation: BALZANO, O. N. et al. Percepção dos bolsistas do Projeto de Extensão “A inserção da Universidade no Futebol” a respeito da relação teoria e prática. Revista Uningá Review, v. 36, [S.l.], p. 1-15, 2021. Disponível em: http://revista.uninga.br/index.php/uningareviews/article/view/2353. Acesso em: 05 maio 2022
Abstract: Na Educação Física há uma discussão sobre a dicotomia teoria e prática, e quanto uma dá subsídios para a outra obter legitimidade. Isso leva a pensar sobre a formação de novos profissionais na área. No ambiente de formação, há disciplinas teóricas que parecem estar longe da realidade externa à universidade. Isso faz com que haja uma distorção da situação real de ensino. O objetivo do estudo foi verificar a percepção dos bolsistas sobre o projeto de extensão “A inserção da Universidade no Futebol” em relação à dimensão teoria e prática na formação em Educação Física. Foi uma pesquisa descritiva exploratória, e com abordagem qualitativa, cuja amostra foi composta por 5 bolsistas do projeto de extensão referido. Os dados foram produzidos através de um questionário aberto, aplicado aos bolsistas e analisados juntamente com o referencial teórico em busca dos resultados. A análise dos dados aponta para a manutenção da tensão entre teoria e prática, onde o primeiro concentra-se na configuração de um arcabouço conceitual distanciado da prática concebida como limitada a uma “experiência de si” durante a ação educativa. Por outro lado, as práticas extensionistas permitiram ampliar o conhecimento da realidade profissional e, paradoxalmente, o exercício de aplicação das teorias apreendidas no ambiente acadêmico.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gfsilva.pdfOpen Access385.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.