Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2919
Autor(es): Silva, Gilberto Ferreira da
Rodrigues, Abraham Lincoln de Paula
Balzano, Otávio Nogueira
Branco, Leandro Veras Castelo
Título: Percepção dos bolsistas do Projeto de Extensão “A inserção da Universidade no Futebol” a respeito da relação teoria e prática
Palavras-chave: Educação Física;Extensão universitária;Formação;Futebol
Data do documento: 2021
Editor: Revista Uningá Review
Citação: BALZANO, O. N. et al. Percepção dos bolsistas do Projeto de Extensão “A inserção da Universidade no Futebol” a respeito da relação teoria e prática. Revista Uningá Review, v. 36, [S.l.], p. 1-15, 2021. Disponível em: http://revista.uninga.br/index.php/uningareviews/article/view/2353. Acesso em: 05 maio 2022
Resumo: Na Educação Física há uma discussão sobre a dicotomia teoria e prática, e quanto uma dá subsídios para a outra obter legitimidade. Isso leva a pensar sobre a formação de novos profissionais na área. No ambiente de formação, há disciplinas teóricas que parecem estar longe da realidade externa à universidade. Isso faz com que haja uma distorção da situação real de ensino. O objetivo do estudo foi verificar a percepção dos bolsistas sobre o projeto de extensão “A inserção da Universidade no Futebol” em relação à dimensão teoria e prática na formação em Educação Física. Foi uma pesquisa descritiva exploratória, e com abordagem qualitativa, cuja amostra foi composta por 5 bolsistas do projeto de extensão referido. Os dados foram produzidos através de um questionário aberto, aplicado aos bolsistas e analisados juntamente com o referencial teórico em busca dos resultados. A análise dos dados aponta para a manutenção da tensão entre teoria e prática, onde o primeiro concentra-se na configuração de um arcabouço conceitual distanciado da prática concebida como limitada a uma “experiência de si” durante a ação educativa. Por outro lado, as práticas extensionistas permitiram ampliar o conhecimento da realidade profissional e, paradoxalmente, o exercício de aplicação das teorias apreendidas no ambiente acadêmico.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gfsilva.pdfOpen Access385.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.