Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2931
Authors: | Silva, Gilberto Ferreira da Munsberg, João Alberto Steffen Balzano, Otávio Nogueira |
Title: | O pensamento decolonial como alternativa ao “racismo às avessas” no futebol |
Keywords: | Futebol;Racismo;Educação Física;Pensamento decolonial;Interculturalidade |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Práxis & Saber |
Citation: | BALZANO, O. N.; MUNSBERG, J. A. S.; SILVA, G. F. O pensamento decolonial como alternativa ao “racismo às avessas” no futebol. Práxis & Saber, Boyacá, CO, v. 11, n. 27, p. 1, 2020. Disponível em: https://revistas.uptc.edu.co/index.php/praxis_saber/article/view/10376. Acesso em: 05 maio 2022. |
Abstract: | Este artigo aborda a temática do “racismo às avessas” no futebol, considerado como mais um mecanismo de subjugação da elite branca, e as críticas a esse preconceito. Tem-se como objetivo central propor uma alternativa “outra” para o combate ao “racismo às avessas” no futebol, para além da crítica acadêmica. Trata-se de estudo de cunho bibliográfico descritivo, com reflexões a partir de aportes teóricos de pensadores preferencialmente latino-americanos. Como alternativa “outra”, propõe-se um projeto intercultural para a disciplina de futebol na educação física, com ênfase no pensamento decolonial, na universidade e na escola. Entendese que para responder às dimensões de competência exigidas para uma alternativa “outra”, o professor de educação física deva conhecer o corpo teórico que sustenta o seu campo de conhecimento e a sua relação com as demais áreas, bem como o saber popular como parte do pensar e do fazer da ciência. Aposta-se no profissional da educação física rompendo com a dicotomia de que o lugar do físico é fora da sala-de-aula e o do intelecto é no seu interior, repensando o esporte escolar como prática social de participação coletiva. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gfsilva.pdf | Open Access | 264.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.