Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2964
Autor(es): | Felicetti, Vera Lucia Pereira, Marcelo Almeida de Camargo Barro, Dânia Trezzi, Clóvis Spicer-Escalante, Maria Luisa |
Título: | Self-assessment: observing and analyzing the teaching practice |
Palavras-chave: | Processos de Ensino-Aprendizagem;Prática docente;Autoavaliação;Educação superior |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Fundação Carlos Chagas |
Citação: | PEREIRA, M. A. C. et al. Self-assessment: observing and analyzing the teaching practice. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 31, n.º 76, p. 7-26, 2020. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/7010/3960. Acesso em: 17 maio 2022. |
Resumo: | Este estudo apresenta os resultados da reflexão conduzida em duas aulas, por meio da ferramenta SATS (Self-assessment of Teaching Statement). A análise qualitativa da utilização da ferramenta foi realizada com base na gravação dessas aulas em duas IES (Instituições de Ensino Superior) distintas, originando metatextos. A partir dos quais descreve-se o “Aquecimento”, período inicial da aula em que se situa o estudante em relação à aprendizagem daquele dia; e o “Desenvolvimento da Aula”, com olhar atento às características: interação professor-aluno, uso de estratégias didáticas, tempo, e contextos reais utilizados. Os resultados apontam para as possibilidades de reflexão em e na ação pedagógica proporcionada pela ferramenta. |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
vlfelicetti.pdf | Open Access | 234,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.