Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3037
Autor(es): Silva, André Osvaldo Furtado da
Gonçalves, Patrick da Silveira
Skolaude, Lucas Silva
Título: Uma proposta para prática pedagógica da Educação Física na educação de Jovens e Adultos
Palavras-chave: Educação Física Escolar;Prática Pedagógica;Educação de Jovens e Adultos;Práticas alternativas
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, A. O. F.; GONÇALVES, P. S. ; SKOLAUDE, L. S. Uma proposta para prática pedagógica da Educação Física na educação de Jovens e Adultos. Coleção Pesquisa em Educação Física, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 103-112, 2019. Disponível em: https://www.fontouraeditora.com.br/periodico/upload/artigo/ce29f2a87bff051210be0d3bcb9338d9.pdf. Acesso em: 05 maio. 2022.
Resumo: A Educação Física no passar dos tempos busca incessantemente o seu reconhecimento na área educacional. Podemos pensar que atividades formuladas pelos docentes em conjunto com os estudantes contribuem para que o componente curricular ganhe destaque por sua especificidade como um saber do currículo escolar. Ao interagir com os estudantes compreendemos que há uma ampla demanda de práticas corporais que emergem da sociedade. Entendemos que os docentes possuem autonomia na sua prática pedagógica, mesmo diante de tempos incertos na educação, tanto no âmbito nacional como no estado do Rio Grande do Sul, que é o cenário onde perpassa o presente estudo. Frente a este cenário e aos diversos conteúdos que os docentes de Educação Física são implicados a contemplar na sua prática pedagógica, buscamos formular um calendário de práticas alternativas para a Educação Física que possuam maior aderência dos estudantes na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desta forma, criou-se um cronograma de práticas pedagógicas alternativas para a Educação Física Escolar, onde foi propiciado aos estudantes explanarem sobre as suas sensações durante o processo de aprendizagem. Isto foi descrito em portfólios que foram os instrumentos para os estudantes descreverem alguns sentimentos diante das práticas propostas pelo docente.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
silva.goncalves.skolaude.pdfOpen Access129 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.