Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3042
Autor(es): Trezzi, Clóvis
Título: Pode-se falar de amor na escola? La Salle e a pedagogia da infância.
Palavras-chave: Século XVII;Pedagogia moderna;Antropologia da educação
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Católica de Santos
Citação: TREZZI, C. Pode-se falar de amor na escola? La Salle e a pedagogia da infância. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 13, n. 32, p. 1000-1017, 2021. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/download/1152/990/3250. Acesso em: 31 maio 2022.
Resumo: O artigo desenvolve o tema do amor enquanto paradoxo antropológico presente na pedagogia de João Batista de La Salle (1651-1719). A metodologia é uma abordagem hermenêutica de escritos de La Salle, partindo da ideia de que seu pensamento pedagógico foi movido pelo mandamento cristão do amor. Investiga a origem desse pensamento, que se baseia no evangelho e na nova compreensão de infância que surgiu a partir do século XVI. Mostra que a educação que tem o amor como fundamento antropológico continua atual, e esta pedagogia humana, que dá às crianças a dignidade de pessoa, é a base da pedagogia moderna. Conclui que, enquanto elemento pedagógico, o amor na pedagogia de La Salle aparece como uma questão paradoxal, pois não exige retorno e tem como principal objetivo a formação do sujeito para a autonomia.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ctrezzi.pdfOpen Access597,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.