Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3068
Autor(es): Silva, Gilberto Ferreira da
Balzano, Otávio Nogueira
Munsberg, João Alberto Steffen
Morais, Pedro Henrique Nascimento
Título: Uma proposta "outra” para o ensino do futebol na Educação Fí­sica.
Palavras-chave: Educação Física;Futebol;Interculturalidade;Decolonialidade
Data do documento: 2020
Editor: Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercí­cio (IBPEFEX)
Citação: BALZANO, O. N. et al. Uma proposta "outra” para o ensino do futebol na Educação Fí­sica. RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol, [S. l.], v. 12, n. 50, p. 614-623, 2020. Disponível em: http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1033. Acesso em: 05 maio 2022.
Resumo: A pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta “outra” de ensino do futebol na Educação Física escolar e na universidade. Trata-se de estudo de cunho bibliográfico exploratório, tendo como suporte teórico pressupostos de especialistas da área esportiva, articulando-se conceitos básicos de Educação Física com preceitos defendidos por estudiosos da decolonialidade. O trabalho evidenciou que escola básica e universidade brasileiras têm incorporado elementos da modernidade/colonialidade europeia. A Educação Física, em especial, é permeada pela abordagem tecnicista. A análise à luz de pressupostos decoloniais aponta para a abordagem intercultural como alternativa viável para a decolonização do ensino do futebol, na Educação Física escolar e universitária no Brasil.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gfsilva.pdfOpen Access218,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.