Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3072
Autor(es): Fossatti, Paulo
Meinhardt, Moana
Vaz, Douglas
Título: Competências emergentes da pandemia: a cooperação e o pensamento em rede na Educação Superior
Palavras-chave: Competências;Educação Superior;Pensamento em rede;Cooperação
Data do documento: 2021
Citação: FOSSATTI, P.; VAZ, D.; MEINHARDT, M. Competências emergentes da pandemia: a cooperação e o pensamento em rede na Educação Superior. In: SOCIOLOGY OF LAW, 2021, Canoas. Anais… Sociology of Law 2021: crise sanitária e regulações democráticas. Canoas: Unilasalle, 2021. p. 1569-1585. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3072. Acesso em: 01 jun. 2022.
Resumo: O ano de 2020 foi marcado por inúmeros tensionamentos e pela necessidade de adaptação constante em decorrência da crise sanitária provocada pela COVID-19. No cenário da Educação Superior, instituições e educadores buscaram alternativas para a continuidade das atividades acadêmicas. Diante do desafio, foi necessário aos docentes repensar e reorganizar suas práticas pedagógicas, considerando a limitação das formas de comunicação e interação que se configuraram no cenário apresentado. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo discutir algumas das principais competências mobilizadas pelos docentes da Educação Superior em decorrência da virtualização das aulas em 2020 e 2021. Em relação à metodologia, está sendo realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa. Em relação aos procedimentos técnicos, constrói-se enquanto pesquisa bibliográfica (GIL, 2017; MARCONI, LAKATOS, 2015), buscando uma maior compreensão do fenômeno analisado e possibilitando uma articulação com as experiências dos próprios autores. Resultados preliminares evidenciam, entre as competências necessárias para o trabalho docente remoto, a cooperação e o pensamento em rede, elementos essenciais para a comunicação, a interação e a convivência com seus pares e com os estudantes. Até o momento infere-se que, com a retomada gradual das atividades presenciais, as relações estabelecidas durante o período de distanciamento contribuirão para a co-criação de um ambiente acadêmico cada vez mais dinâmico, engajado, colaborativo e interconectado.
Aparece nas coleções:Apresentação em Eventos (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
paulo.moana.douglas.pdfOpen Access232,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.