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http://hdl.handle.net/11690/3077
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Gilberto Ferreira da | - |
dc.contributor.author | Gonzaga, Jorge Luiz Ayres | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-01T21:44:31Z | - |
dc.date.available | 2022-06-01T21:44:31Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | GONZAGA, J. L. A. ; SILVA, G. F. Conhecimento, saber e poder: uma perspectiva descolonial no Ensino Médio Politécnico? Revista Ciência em Movimento, [S. l.], v. 21, n. 42, p. 39-53, 2019. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ipa/index.php/EDH/article/view/889. Acesso em: 05 maio 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3077 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo analisar a reestruturação curricular realizada no Estado do Rio Grande do Sul no período do ano de 2011 a 2014, denominado de Ensino Médio Politécnico. Procura compreender em que dimensão esta reestruturação contribuiu para qualificação da educação pública. O referencial teórico está articulado em três concepções e em suas possíveis aproximações sendo elas a propostas elaboradas por Karl Marx explicitadas no Materialismo Histórico e Dialético, nas concepções de Modernidade e Colonialidade, na Descolonialidade do saber e do poder elaboradas por Aníbal Quijano, da Filosofia da Libertação de Enrique Dussel e nos princípios da Educação Popular concebidos por Paulo Freire. A metodologia de pesquisa utilizada é a concepção dialética da história a partir das análises do referencial teórico, dos documentos emanados pela Secretaria Estadual da Educação do Estado do Rio Grande do Sul e em resultados de avaliações externas do INEP e do ENEM ambos vinculados ao MEC e estudos de pesquisadores sobre o tema no nível de mestrado e doutorado. Os resultados apontam para qualificação desta etapa da Educação Básica. Os índices de retenção e de abandono obtiveram significativo declínio bem como as avaliações de proficiência como demonstram os gráficos no estudo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora Universitária Metodista | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Reestruturação Curricular | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Politécnico | pt_BR |
dc.subject | Descolonialidade do Saber e do Poder | pt_BR |
dc.subject | Educação Popular | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.title | Conhecimento, saber e poder: uma perspectiva descolonial no Ensino Médio Politécnico? | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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