Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/3077
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Gilberto Ferreira da-
dc.contributor.authorGonzaga, Jorge Luiz Ayres-
dc.date.accessioned2022-06-01T21:44:31Z-
dc.date.available2022-06-01T21:44:31Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationGONZAGA, J. L. A. ; SILVA, G. F. Conhecimento, saber e poder: uma perspectiva descolonial no Ensino Médio Politécnico? Revista Ciência em Movimento, [S. l.], v. 21, n. 42, p. 39-53, 2019. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ipa/index.php/EDH/article/view/889. Acesso em: 05 maio 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3077-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo analisar a reestruturação curricular realizada no Estado do Rio Grande do Sul no período do ano de 2011 a 2014, denominado de Ensino Médio Politécnico. Procura compreender em que dimensão esta reestruturação contribuiu para qualificação da educação pública. O referencial teórico está articulado em três concepções e em suas possíveis aproximações sendo elas a propostas elaboradas por Karl Marx explicitadas no Materialismo Histórico e Dialético, nas concepções de Modernidade e Colonialidade, na Descolonialidade do saber e do poder elaboradas por Aníbal Quijano, da Filosofia da Libertação de Enrique Dussel e nos princípios da Educação Popular concebidos por Paulo Freire. A metodologia de pesquisa utilizada é a concepção dialética da história a partir das análises do referencial teórico, dos documentos emanados pela Secretaria Estadual da Educação do Estado do Rio Grande do Sul e em resultados de avaliações externas do INEP e do ENEM ambos vinculados ao MEC e estudos de pesquisadores sobre o tema no nível de mestrado e doutorado. Os resultados apontam para qualificação desta etapa da Educação Básica. Os índices de retenção e de abandono obtiveram significativo declínio bem como as avaliações de proficiência como demonstram os gráficos no estudo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora Universitária Metodistapt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectReestruturação Curricularpt_BR
dc.subjectEnsino Médio Politécnicopt_BR
dc.subjectDescolonialidade do Saber e do Poderpt_BR
dc.subjectEducação Popularpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titleConhecimento, saber e poder: uma perspectiva descolonial no Ensino Médio Politécnico?pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gfsilva.pdfOpen Access968.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.