Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3123
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Backes, Luciana | - |
dc.contributor.author | Chitolina, Renati Fronza | - |
dc.contributor.author | Carneiro, Eduardo Lorini | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-02T19:19:22Z | - |
dc.date.available | 2022-06-02T19:19:22Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | BACKES, L.; CHITOLINA, R. F.; CARNEIRO, E. L. O processo de aprendizagem na educação on-line para a configuração do espaço híbrido. Interfaces da Educação, Paranaíba, MS, v. 11, n.º 32, p. 542-570, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4450/3584. Acesso em: 02 jun. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3123 | - |
dc.description.abstract | O desenvolvimento e a socialização das tecnologias digitais (TD) provocam a configuração de espaços digitais virtuais, segundo Backes (2007; 2011; 2013; 2015), nos espaços geograficamente localizados, rompendo fronteiras e configurando espaços híbridos, conforme Latour (1991) e Santos (2008). Assim, emerge a questão: Como se desenvolve o processo de aprendizagem na educação online para a configuração do espaço híbrido? A reflexão ocorre na pesquisa “Os Espaços Híbridos nos Processos de Ensinar e de Aprender: A presença e a copresença no viver e conviver” e por meio do Estudo de Caso sobre disciplinas da modalidade EaD na Universidade La Salle - Canoas, com natureza exploratória e abordagem qualitativa. O processo de aprendizagem é analisado a partir da presença dos estudantes manifestada nos registros das atividades, por meio das unidades de análise: ação (presença), perturbação, interação, legitimação do outro, configuração do espaço híbrido e superação (significado no cotidiano). Os resultados evidenciam a importância da problematização dos conhecimentos como potencializadora do processo de interação. No compartilhamento dos registros é fundamental a legitimidade dos estudantes para a configuração do espaço híbrido, em uma convivência que é própria e particular a cada grupo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Processo de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Espaço híbrido | pt_BR |
dc.subject | Educação online | pt_BR |
dc.title | O processo de aprendizagem na educação on-line para a configuração do espaço híbrido. | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
lbackes.pdf | Open Access | 407,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.