Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3123
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBackes, Luciana-
dc.contributor.authorChitolina, Renati Fronza-
dc.contributor.authorCarneiro, Eduardo Lorini-
dc.date.accessioned2022-06-02T19:19:22Z-
dc.date.available2022-06-02T19:19:22Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBACKES, L.; CHITOLINA, R. F.; CARNEIRO, E. L. O processo de aprendizagem na educação on-line para a configuração do espaço híbrido. Interfaces da Educação, Paranaíba, MS, v. 11, n.º 32, p. 542-570, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4450/3584. Acesso em: 02 jun. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3123-
dc.description.abstractO desenvolvimento e a socialização das tecnologias digitais (TD) provocam a configuração de espaços digitais virtuais, segundo Backes (2007; 2011; 2013; 2015), nos espaços geograficamente localizados, rompendo fronteiras e configurando espaços híbridos, conforme Latour (1991) e Santos (2008). Assim, emerge a questão: Como se desenvolve o processo de aprendizagem na educação online para a configuração do espaço híbrido? A reflexão ocorre na pesquisa “Os Espaços Híbridos nos Processos de Ensinar e de Aprender: A presença e a copresença no viver e conviver” e por meio do Estudo de Caso sobre disciplinas da modalidade EaD na Universidade La Salle - Canoas, com natureza exploratória e abordagem qualitativa. O processo de aprendizagem é analisado a partir da presença dos estudantes manifestada nos registros das atividades, por meio das unidades de análise: ação (presença), perturbação, interação, legitimação do outro, configuração do espaço híbrido e superação (significado no cotidiano). Os resultados evidenciam a importância da problematização dos conhecimentos como potencializadora do processo de interação. No compartilhamento dos registros é fundamental a legitimidade dos estudantes para a configuração do espaço híbrido, em uma convivência que é própria e particular a cada grupo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectProcesso de aprendizagempt_BR
dc.subjectEspaço híbridopt_BR
dc.subjectEducação onlinept_BR
dc.titleO processo de aprendizagem na educação on-line para a configuração do espaço híbrido.pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lbackes.pdfOpen Access407,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.