Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3213
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorZacarias, Silas de Andrade Fonseca-
dc.date.accessioned2022-07-12T16:53:30Z-
dc.date.available2022-07-12T16:53:30Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationZACARIAS, S. A. F. Formação continuada para a educação inclusiva: uma análise a partir da concepção de docentes do eixo tecnológico do Instituto Federal do Amazonas. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3213. Acesso em: 12 jul. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3213-
dc.description.abstractO presente trabalho traz como proposta, analisar os desafios, perspectivas e demandas de formação continuada dos docentes do eixo tecnológico, com vistas ao aperfeiçoamento de suas práticas em relação aos alunos com necessidades educacionais específicas, que ingressam nos cursos técnicos de nível médio do Instituto Federal do Amazonas, campus Manaus Zona Leste. Tratou-se de um estudo de caso de cunho descritivo e abordagem de natureza qualitativa e utilizou como método de produção de dados a aplicação de um questionário semiestruturado com 21 questões. A composição dos participantes da pesquisa foi feita de docentes das disciplinas do eixo tecnológico, que ministram apenas disciplinas técnicas, nos cursos técnicos de nível médio nas modalidades integrado e subsequente, e que possuíam formação inicial em nível de bacharelado e tecnólogo. Contou com um total de 36 respondentes de um universo de 68 docentes que obedeciam aos critérios de inclusão na amostragem. Aliou-se uma ampla revisão de literatura, tomando por base informações contidas no Banco de Teses da CAPES, tendo por objetivo mapear e conhecer como se encontram as discussões neste campo de investigação. O processo investigativo foi fundamentado na Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (2011), os dados foram organizados e categorizados e os resultados apresentados, foram discutidos e alicerçados nas proposições presentes nas obras da pesquisadora Marcia Denise Pletsch. A partir dos tensionamentos gerados e evidenciados no transcurso da pesquisa, podemos inferir que as demandas de formação continuada são das mais diversas e complexas, e vão além do campo epistemológico e prático, necessitando de uma formação continuada que desmistifique todos os preconceitos já enraizados culturalmente no docente. Foi possível verificar que muito foi feito em relação aos aspectos arquitetônicos institucionais voltados para a acessibilidades das Pessoas com deficiência (PcDs) mas que as políticas de formação de professores para o atendimento a esse público ainda andam em passos lentos no âmbito da educação profissional e tecnológica. Sendo assim, apesar de todas as dificuldades e demandas apontadas pelos docentes, interferindo diretamente na sua práxis em relação aos alunos com necessidades educacionais específicas, os docentes são otimistas em relação a presença cada vez maior desse público e apresentam perspectivas positivas em relação aos alunos com necessidades educacionais específicas nessa modalidade de ensino, destacando o protagonismo dos alunos na realização das atividades propostas, sendo fundamentais em seu percurso e êxito acadêmico.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPessoa portadora de deficiênciapt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectEducação tecnológicapt_BR
dc.titleFormação continuada para a educação inclusiva: uma análise a partir da concepção de docentes do eixo tecnológico do Instituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Gilberto Ferreira dapt_BR
dc.degree.localCanoas, RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
safzacarias.pdfOpen Access1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.