Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/3225
Authors: Andreazza, Diego
Title: Norma ITG 2002 (R1) – entidades sem finalidade de lucros: aspectos críticos para as entidades do terceiro setor no que tange a certificação de entidade beneficente de assistência social
Keywords: Entidades sem finalidade de lucros;Terceiro setor;Contabilidade;Imunidade tributária
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade La Salle
Citation: ANDREAZZA, D. Norma ITG 2002 (R1) – entidades sem finalidade de lucros: aspectos críticos para as entidades do terceiro setor no que tange a certificação de entidade beneficente de assistência social. 2022. Trabalho de conclusão (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3225. Acesso em: 15 jul. 2022.
Abstract: As entidades do Terceiro Setor, para serem certificadas como Entidades Beneficentes de Assistência Social, e assim terem o direito a fruição das imunidades insertas no Art.195, §7º da CF/88 precisam comprovar periodicamente o cumprimento dos requisitos previstos na Lei. Durante esta comprovação, os órgãos responsáveis verificam diversos aspectos das entidades, inclusive o atendimento às normas contábeis, em especial a ITG 2002 (R1) - Entidades sem Finalidade de Lucros. Esse artigo, por meio de pesquisa documental de caráter qualitativo, buscou verificar os aspectos relacionados ao não atendimento da ITG 2002 (R1) apontados pelos órgãos certificadores durante as análises das Demonstrações Contábeis apensadas nos processos de renovação dos certificados de diversas entidades. Assim pôde-se perceber que as entidades apresentam falhas no atendimento de diversos critérios e procedimentos estabelecidos pela referida Norma contábil e que são alvo de diligências por parte das autoridades certificadoras.
metadata.dc.contributor.advisor: Weber, Sérgio
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Ciências Contábeis)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diego Andreazza.pdfOpen Access1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.