Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3433
Autor(es): Dihl, Estelamaris de Barros
Waismann, Moisés
Título: As mulheres no mercado de trabalho na região metropolitana de Porto Alegre: uma caracterização a partir dos dados da PNADC.
Palavras-chave: Mercado de trabalho;Mulheres;Rio Grande do Sul
Data do documento: 2021
Editor: Ed. Unilasalle
Citação: DIHL, E. B.; WAISMANN, M. As mulheres no mercado de trabalho na região metropolitana de Porto Alegre: uma caracterização a partir dos dados da PNADC. In: SOCIOLOGY OF LAW, 2021, Canoas RS. Anais… Canoas RS: Unilasalle, 2021. p. 1237-1252. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3433. Acesso em: 18 abr. 2023
Resumo: O trabalho das mulheres no ambiente púbico ainda é um desafio, sobretudo quando falamos de posições de liderança e meios de possuírem os seus próprios negócios. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) (IBGE, 2018), as mulheres que são donas de seu próprio negócio somam 9,3 milhões no Brasil e já representam 34% do total de negócios, com 48% dos MEIs. Acredita-se que as mulheres, por não conseguirem encontrar espaços dentro da esfera corporativa, marcada por práticas desiguais e atravessamentos por diferentes eixos de opressão, buscam novos espaços para abrirem seus negócios. E mesmo fortalecidas pelos discursos contra-hegemônicos, precisam pensar em estratégias para enfrentar os desafios e identificar as oportunidades. Neste trabalho pretendese, a partir dos dados da PNADC, elaborada e disponibilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), caracterizar de forma intersetorial as mulheres no mercado de trabalho na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), a partir da escolaridade, ocupação, segmento e contribuição para a previdência social, de forma comparada entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021. Desta forma, trata-se de um estudo descritivo que se utiliza de uma pesquisa documental e da estatística descritiva para auxiliar na análise dos dados. Assume-se previamente que as mulheres passaram por um processo de precarização no mercado de trabalho na RMPA no período de estudo.
Aparece nas coleções:Apresentação em Evento (Serviço Social)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ebdihl.pdfOpen Access465,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.