Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3458
Autor(es): Dias, Ana Lúcia Engler
Título: O trabalho do assistente social no atendimento às famílias com dificuldades para reunir a documentação para análise e renovação das bolsas de estudo em uma instituição de ensino fundamental na cidade de Porto Alegre
Palavras-chave: Filantropia;Serviço Social;Bolsas de Estudos
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: DIAS, A. L. E. O trabalho do assistente social no atendimento às famílias com dificuldades para reunir a documentação para análise e renovação das bolsas de estudo em uma instituição de ensino fundamental na cidade de Porto Alegre. 2022. 27 f. Trabalho de conclusão (Graduação em Serviço Social) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3458. Acesso em: 20 abr. 2023.
Resumo: O presente trabalho aborda o fazer do assistente social na política da educação, no contexto atual, a retração do estado enxugou as políticas sociais, ampliando a responsabilidade para organizações não governamentais. A filantropia possibilita ao assistente social neste campo exercer seu projeto ético-político, na luta pela cidadania, impulsionado por instituições filantrópicas que são de extrema importância para o alcance dos direitos sociais. O objetivo geral deste estudo foi analisar a importância da Intervenção do profissional Assistente Social em uma Instituição Filantrópica de ensino fundamental e seu impacto na vida dos estudantes carentes. O referencial de estudo foi com base no conceito de vários autores, sobre capitalismo, filantropia, serviço social, bolsas de estudo, direitos sociais e outros. O estudo apresenta-se como uma pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa, baseada na análise de documentos e observação participativa. Para atingir o objetivo foi realizada visitas domiciliares e entrevista. A amostra foi escolhida pela percepção do assistente social, da realidade dos sujeitos. Foi organizada uma oficina para informações e capacitação às famílias, para instruir a entrega correta dos documentos, a fim de aumentar o número de bolsas renovadas, evitando a evasão escolar.
Orientador(es): Meinhardt, Moana
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Serviço Social)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Lucia Engler Dias.pdf
  Restricted Access
Closed Access362,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.