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dc.contributor.authorSzezecinski, Antonio Filipe Maciel-
dc.date.accessioned2023-07-31T14:30:24Z-
dc.date.available2023-07-31T14:30:24Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSZEZECINSKI, A. F. M. Quem quiser que conte outra: a contação de histórias como proposta ao ensino e aprendizagem de língua inglesa. 2023. 425 f. Tese (doutorado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: https://repositorio.unilasalle.edu.br/handle/11690/3538. Acesso em: 26 jul. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3538-
dc.description.abstractA presente tese, inserida nas linhas de pesquisa “Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas” e "Cultura, Linguagens e Tecnologias na Educação", tem como questão norteadora: Como se configuram o ensino e a aprendizagem da língua inglesa, na contação de história, para alunos do 5o ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Porto Alegre? A tese consiste na seguinte proposta: a contação de história propiciada no espaço da hora do conto é uma possibilidade de configurar o ensino e a aprendizagem da língua inglesa nos anos finais. Na contação de histórias, articulamos as quatro habilidades linguísticas e transformamos o fazer em aula, contextualizando os conhecimentos, ou seja, conhecimento associado ao dia a dia do aluno, tornando o inglês significativo e vivo para ele. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, delineamento explicativo e, como procedimento técnico, o estudo de caso. O corpus para análise da tese é formado por transcrições das videochamadas (plataforma Google Meet) nas aulas do Ensino Remoto Emergencial (ERE); observações das aulas do 6o ano; material produzido pelos alunos e, na sequência, a análise textual discursiva. Das reflexões sobre a prática pedagógica, emergiram tensionamentos a partir do acesso à tecnologia e conectividade dos participantes, gerando dificuldade no engajamento e participação nas atividades da contação de histórias. Para os alunos, os encontros da contação de histórias representavam a fuga da sua rotina de sala de aula ainda que online. Assim, destacaram-se três categorias principais: “contextualização da contação de histórias”, pois os conhecimentos prévios dos alunos estavam alinhados aos objetos de conhecimento explorados em língua inglesa na contação de histórias; “as quatro habilidades no ensino e aprendizagem da língua inglesa”, que são habilidades linguísticas e comunicativas, visadas no ensino e aprendizagem da língua inglesa e exploradas e utilizadas na contação de histórias; “das dificuldades à superação: o trajeto de aprendizagem dos alunos”, neste, acompanhou-se o trajeto dos alunos durante sua aprendizagem, nas aulas de contação de histórias em inglês. Os resultados de 2021 e 2022 foram divididos em seis aspectos, a saber: letramento digital dos alunos, pontualidade na entrega de tarefas de casa, contação de histórias, participação e engajamento dos alunos, produção linguística e relação entre professor e alunos. Percebeu- se que a contação de histórias pode ser utilizada como uma forma de promover o ensino e aprendizagem de inglês no Ensino Fundamental, pois permite a participação ativa na aprendizagem dos alunos, além de promover a exploração das fronteiras da imaginação e criatividade em sala de aula.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsOpen Access-
dc.subjectEnsino e aprendizagenspt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleQuem quiser que conte outra: a contação de histórias como proposta ao ensino e aprendizagem de língua inglesapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorBackes, Luciana-
dc.degree.localCanoas, RS-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação-
dc.publisher.countryBrasil-
dc.contributor.advisorcoFelicetti, Vera Lucia-
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