Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3538
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Szezecinski, Antonio Filipe Maciel | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-31T14:30:24Z | - |
dc.date.available | 2023-07-31T14:30:24Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SZEZECINSKI, A. F. M. Quem quiser que conte outra: a contação de histórias como proposta ao ensino e aprendizagem de língua inglesa. 2023. 425 f. Tese (doutorado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: https://repositorio.unilasalle.edu.br/handle/11690/3538. Acesso em: 26 jul. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3538 | - |
dc.description.abstract | A presente tese, inserida nas linhas de pesquisa “Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas” e "Cultura, Linguagens e Tecnologias na Educação", tem como questão norteadora: Como se configuram o ensino e a aprendizagem da língua inglesa, na contação de história, para alunos do 5o ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Porto Alegre? A tese consiste na seguinte proposta: a contação de história propiciada no espaço da hora do conto é uma possibilidade de configurar o ensino e a aprendizagem da língua inglesa nos anos finais. Na contação de histórias, articulamos as quatro habilidades linguísticas e transformamos o fazer em aula, contextualizando os conhecimentos, ou seja, conhecimento associado ao dia a dia do aluno, tornando o inglês significativo e vivo para ele. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, delineamento explicativo e, como procedimento técnico, o estudo de caso. O corpus para análise da tese é formado por transcrições das videochamadas (plataforma Google Meet) nas aulas do Ensino Remoto Emergencial (ERE); observações das aulas do 6o ano; material produzido pelos alunos e, na sequência, a análise textual discursiva. Das reflexões sobre a prática pedagógica, emergiram tensionamentos a partir do acesso à tecnologia e conectividade dos participantes, gerando dificuldade no engajamento e participação nas atividades da contação de histórias. Para os alunos, os encontros da contação de histórias representavam a fuga da sua rotina de sala de aula ainda que online. Assim, destacaram-se três categorias principais: “contextualização da contação de histórias”, pois os conhecimentos prévios dos alunos estavam alinhados aos objetos de conhecimento explorados em língua inglesa na contação de histórias; “as quatro habilidades no ensino e aprendizagem da língua inglesa”, que são habilidades linguísticas e comunicativas, visadas no ensino e aprendizagem da língua inglesa e exploradas e utilizadas na contação de histórias; “das dificuldades à superação: o trajeto de aprendizagem dos alunos”, neste, acompanhou-se o trajeto dos alunos durante sua aprendizagem, nas aulas de contação de histórias em inglês. Os resultados de 2021 e 2022 foram divididos em seis aspectos, a saber: letramento digital dos alunos, pontualidade na entrega de tarefas de casa, contação de histórias, participação e engajamento dos alunos, produção linguística e relação entre professor e alunos. Percebeu- se que a contação de histórias pode ser utilizada como uma forma de promover o ensino e aprendizagem de inglês no Ensino Fundamental, pois permite a participação ativa na aprendizagem dos alunos, além de promover a exploração das fronteiras da imaginação e criatividade em sala de aula. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | - |
dc.subject | Ensino e aprendizagens | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Contação de histórias | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Quem quiser que conte outra: a contação de histórias como proposta ao ensino e aprendizagem de língua inglesa | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Backes, Luciana | - |
dc.degree.local | Canoas, RS | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
dc.publisher.country | Brasil | - |
dc.contributor.advisorco | Felicetti, Vera Lucia | - |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
afmszezecinski.pdf | Open Access | 8,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.