Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3598
Autor(es): Boit, Érica Cecília Noronha da
Título: O letramento digital na educação de jovens e adultos: ressignificando as práticas pedagógicas na construção de conceitos geográficos
Palavras-chave: Letramento digital;Educação de jovens e adultos.;Práticas pedagógicas;Conceitos geográficos
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: BOIT, E. C. N. da. O letramento digital na educação de jovens e adultos: ressignificando as práticas pedagógicas na construção de conceitos geográficos. 2022. 187 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3598. Acesso em: 01 out. 2023.
Resumo: Historicamente, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresenta-se como uma modalidade da educação básica silenciada e marginalizada no contexto educacional. Esses homens e as mulheres buscam espaços para que suas vozes sejam ouvidas e legitimadas. Em meio ao contexto pandêmico e pós-pandêmico da COVID-19 (2020-2022), o agravamento das desigualdades sociais, econômicas, culturais e educacionais, ficaram evidentes. Por outro lado, a contemporaneidade demanda que estejamos cada vez mais conectados, mas a simples operacionalidade dos artefatos digitais não garante a participação social. Entendemos o Letramento Digital como potencializador da leitura do mundo para o reconhecimento das possíveis transformações da realidade. Assim, emerge a problemática: Como desenvolvemos o Letramento Digital em práticas pedagógicas para a construção de conceitos geográficos na EJA? O estudo de caráter qualitativo foi realizado a partir de uma Pesquisa-ação, com o objetivo de compreender o Letramento Digital em práticas pedagógicas para a construção de conceitos geográficos na EJA, em uma escola da rede pública municipal de Nova Santa Rita-RS. A pesquisa está inserida na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade La Salle e vinculada ao grupo de pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade (COTEDIC UNILASALLE/CNPq). Os diálogos foram atravessados pela Pedagogia da Libertação (FREIRE, 2021), representada por um espaço de conquistas para a população oprimida e com o objetivo de provocar atitudes críticas e reflexivas sobre a realidade, por meio da ação e da tomada de consciência, para a emancipação. Nesses diálogos, discutimos a apropriação das tecnologias digitais para a exploração da leitura da realidade e do cotidiano dos educandos e das educandas, por meio do Letramento Digital. Assim, procuramos transformar o tempo e o espaço, por meio da construção de conceitos geográficos, a fim de entender e de intervir na realidade em que vivemos. Os educandos e as educandas da EJA de uma escola da rede pública municipal de Nova Santa Rita - RS, nos anos de 2021/2 e 2022/1, foram os participantes desta pesquisa. A produção de dados foi realizada a partir do diário de campo da educadora-pesquisadora e dos educandos e educandas, bem como das produções realizadas durante as oficinas do “Passaporte Geográfico” e da análise documental institucional, submetidos a Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2011). No processo de análise dos dados emergiram quatro categorias: desembarque nas tecnologias, no Ensino, na Construção dos Conceitos Geográficos e na Aprendizagem. Concluímos a pesquisa evidenciando que o processo de Letramento Digital para a construção de conceitos geográficos, a legitimação da autoria e da co-autoria e as práticas problematizadoras e dialógicas, são potencializadoras para a tomada de consciência de si e do mundo.
Orientador(es): Backes, Luciana
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
enboitOpen Access3,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.