Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3631
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGut, Marlete Teresinha-
dc.contributor.authorBelusso, Simone Maria Rossetto-
dc.contributor.authorCasagrande, Cledes Antonio-
dc.date.accessioned2023-11-10T11:54:01Z-
dc.date.available2023-11-10T11:54:01Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationGUT, M. T. ; BELUSSO, S. M. R. ; CASAGRANDE, C. A. Cultura Digital e a Ressignificação do Ensinar e do Aprender no Ensino Médio. Interaccoes, v. 19, p. 1-1, 2023. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/30753. Acesso em: 09 nov. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3631-
dc.description.abstractO presente artigo apresenta uma sequência didática focada no desenvolvimento da Cultura Digital, realizada na 1ª série do Ensino Médio de uma escola no interior do Rio Grande do Sul. Objetiva refletir sobre a prática desenvolvida e sinalizar estratégias que possam contribuir para a ressignificação das práticas pedagógicas visando efetivar o que orienta a Base Nacional Comum Curricular (2018). É uma investigação de natureza qualitativa, de cunho descritivo, caracterizada como relato de experiência. A partir da análise e da interpretação dos dados, ancorada na perspectiva hermenêutica, foi possível compreender a importância de: (a) construir processos de ensino e aprendizagem com foco no desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à Cultura Digital; (b) entrelaçar as práticas escolares com as vivências sociais do estudante; (c) oportunizar experiências significativas de aprendizagens para impulsionar o protagonismo estudantil. Com isso, a experiência relatada permite compreender que práticas pedagógicas contextualizadas e metodologias ativas contribuem para o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo dos estudantes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarémpt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectProtagonismo Estudantilpt_BR
dc.titleCultura Digital e a Ressignificação do Ensinar e do Aprender no Ensino Médiopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Teologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cacasagrande.pdfOpen Access407,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.