Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/3631
Authors: | Gut, Marlete Teresinha Belusso, Simone Maria Rossetto Casagrande, Cledes Antonio |
Title: | Cultura Digital e a Ressignificação do Ensinar e do Aprender no Ensino Médio |
Keywords: | Práticas Pedagógicas;Tecnologias Digitais;BNCC;Protagonismo Estudantil |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
Citation: | GUT, M. T. ; BELUSSO, S. M. R. ; CASAGRANDE, C. A. Cultura Digital e a Ressignificação do Ensinar e do Aprender no Ensino Médio. Interaccoes, v. 19, p. 1-1, 2023. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/30753. Acesso em: 09 nov. 2023. |
Abstract: | O presente artigo apresenta uma sequência didática focada no desenvolvimento da Cultura Digital, realizada na 1ª série do Ensino Médio de uma escola no interior do Rio Grande do Sul. Objetiva refletir sobre a prática desenvolvida e sinalizar estratégias que possam contribuir para a ressignificação das práticas pedagógicas visando efetivar o que orienta a Base Nacional Comum Curricular (2018). É uma investigação de natureza qualitativa, de cunho descritivo, caracterizada como relato de experiência. A partir da análise e da interpretação dos dados, ancorada na perspectiva hermenêutica, foi possível compreender a importância de: (a) construir processos de ensino e aprendizagem com foco no desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à Cultura Digital; (b) entrelaçar as práticas escolares com as vivências sociais do estudante; (c) oportunizar experiências significativas de aprendizagens para impulsionar o protagonismo estudantil. Com isso, a experiência relatada permite compreender que práticas pedagógicas contextualizadas e metodologias ativas contribuem para o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo dos estudantes. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Teologia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
cacasagrande.pdf | Open Access | 407,64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.