Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3640
Autor(es): Pereira, Betina Kappel
Camilo, Alessandra da Rosa Trindade
Scheid, Neusa Maria John
Casagrande, Cledes Antonio
Título: A avaliação de competências em ciências da natureza desenvolvidas através de projetos no ensino médio: contribuições das rubricas do currículo ib/myp de escolas internacionais.
Palavras-chave: Educação;Ciência da natureza;BNCC;IB/MYP;Rubricas
Data do documento: 2021
Editor: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
Citação: PEREIRA, B. K. ; CAMILO, A. R. T. ; SCHEID, N. J. ; CASAGRANDE, C. A. A avaliação de competências em ciências da natureza desenvolvidas através de projetos no ensino médio: contribuições das rubricas do currículo ib/myp de escolas internacionais. Revista Interacções, [S. l.], v. 17, p. 293-308, 2021. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/25019. Acesso em: 09 nov. 2023.
Resumo: Este estudo visa correlacionar o currículo brasileiro e o currículo IB/MYP, buscando as possibilidades de utilização de rubricas como recursos para a avaliação de competências em Ciências da Natureza no Ensino Médio. Decorrente de uma pesquisa de doutorado em Educação, em andamento, o presente artigo se propõe a verificar as possibilidades de aproximação entre as competências na área das Ciências da Natureza previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os conceitos-chave do currículo internacional para as ciências da natureza. Este estudo é de natureza qualitativa, do tipo análise documental. O corpus de análise é composto por duas rubricas utilizadas como ferramenta avaliativa no High School do MYP e pelo projeto “Energia nossa de cada dia”, desenvolvido em uma escola brasileira. Os resultados do presente artigo demonstram que a utilização dos modelos de rubricas do currículo MYP pode potencializar e aprimorar as avaliações do currículo brasileiro, oportunizando testagens direcionadas das competências e estreitando a colaboração professor-aluno na aprendizagem conceitual, procedimental e atitudinal, o que denota que há possibilidade de aproximação entre os currículos mencionados.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Teologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cacasagrande.pdfOpen Access334,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.