Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3755
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fortuna, Volnei | - |
dc.contributor.author | Jung, Hildegard Susana | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-29T16:57:27Z | - |
dc.date.available | 2023-11-29T16:57:27Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | FORTUNA, V.; JUNG, H. S. As metodologias ativas como potencializadoras dos processos reflexivos e criativos: percepções docentes. Revista DDD, n. 3, p. 21-34, dez., 2023. Disponível em: https://desafiosdeldesarrollo.uno.edu.ar/numero-actual/. Acesso em: 29 nov. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3755 | - |
dc.description.abstract | O artigo tem como proposta tematizar as metodologias ativas como potencializadoras dos processos reflexivos e criativos: percepções docentes. A questão problematizadora que permeia e inquieta a reflexão referente ao campo educativo atual consiste: como as metodologias ativas de aprendizagem podem potencializar o desenvolvimento dos processos reflexivos e criativos na perspetiva dos professores que atuam em escola privada? Tem-se como objetivo analisar a percepção dos professores de uma escola privada localizada num município gaúcho no que tange às metodologias ativas de ensino e de aprendizagem. Para que a efetividade do objetivo ocorra, optou-se pela realização de um estudo de caso de forma qualitativa na instituição de ensino. Para tanto, estar-se-á analisando e refletindo a partir dos dados elencados pelos professores na pesquisa. O estudo deixa-nos explicita a importância das metodologias ativas na qualificação do ato pedagógico, apresentando ferramentas de inovação, empreendedorismo, personalização, cultura maker e design think, sendo os professores os mediadores na dinâmica de ensino e aprendizagem. O agir pedagógico inovador é uma forma elevada de práxis pedagógica que conduz à superação do quefazer pedagógico, repensando assim a estrutura organizacional do espaço educativo e das atuais formas de educar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Open Access | - |
dc.subject | Metodologia ativa | pt_BR |
dc.subject | Práxis pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.subject | Educação inovadora | pt_BR |
dc.title | As metodologias ativas como potencializadoras dos processos reflexivos e criativos: percepções docentes | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
fortuna.jung.pdf | Open Access | 677,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.