Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3789
Autor(es): Neves, Cintia Cristina Maciel
Título: Práticas educativas para o desenvolvimento da autonomia: relatos de docentes da educação infantil
Palavras-chave: Práticas educativas;Autonomia;Educação infantil;Relatos docentes
Data do documento: 2023
Citação: NEVES, C. C. M. Práticas educativas para o desenvolvimento da autonomia: relatos de docentes da educação infantil. 2023. 110 f. Dissertação (mestrado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3789. Acesso em: 13 dez. 2023.
Resumo: Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, do tipo estudo de caso, situada na linha de pesquisa “Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. Tem como tema as práticas educativas e o desenvolvimento da autonomia na Educação Infantil. Seu objetivo principal consiste em compreender como se efetivam as práticas educativas relativas ao desenvolvimento da autonomia das crianças de turmas de Educação Infantil, do Colégio La Salle Niterói, segundo o relato das professoras. Para isso, utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário e o grupo focal. Os dados foram analisados por meio da abordagem hermenêutica. A relevância do estudo repousa sobre a importância da Educação Infantil como espaço de socialização, construção de si, entendimento de regras e convivência em sociedade. O referencial teórico fundamenta-se, principalmente, nos conceitos de autonomia e aprendizagem de Paulo Freire e John Dewey, bem como em documentos normativos da Educação Infantil do Brasil. A partir da análise e interpretação dos dados, emergiram três categorias: a) Socialização; b) Protagonismo; e c) Papel do professor. A categoria “socialização” trata da construção da identidade coletiva e individual. Na categoria denominada de “protagonismo”, dialoga-se sobre a relação educador/educando. Por fim, a categoria o papel do professor elucida os principais aspectos pontuados pelas docentes participantes sobre a rotina e os fazeres pedagógicos. Os resultados da pesquisa apontam o quanto as contribuições de John Dewey e Paulo Freire seguem atuais para a construção do espaço escolar pautado na autonomia e no diálogo. Além disso, as docentes participantes percebem que a socialização é um fator importante na construção da autonomia e trabalham de forma que proporciona aprendizagens significativas em diferentes espaços buscando experiências para a construção das crianças.
Orientador(es): Casagrande, Cledes Antonio
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ccmneves.pdfOpen Access1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.