Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3798
Autor(es): Santos, Josiane da Silva dos
Título: Formação continuada para a promoção do bem-estar docente em tempos pandemicos
Palavras-chave: Professores;Formação continuada;Bem-estar docente
Data do documento: 2023
Citação: SANTOS, J. S. Formação continuada para a promoção do bem-estar docente em tempos pandemicos. 2023. 91 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3798. Acesso em: 26 dez. 2023.
Resumo: Esta dissertação de mestrado apresenta o desenvolvimento e aplicação de uma proposta de formação continuada para professores, tendo por objetivo desenvolver uma proposta de formação continuada, implementá-la e analisar sua contribuição para a promoção do bem-estar docente no retorno às atividades escolares presenciais em tempos de pandemia, no município de Sapucaia do Sul. Para isso, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, com uma formação continuada baseada em construtos da Psicologia Positiva e na metodologia experiencial, em busca de responder ao seguinte problema de pesquisa: este tipo de formação pode contribuir para o bem-estar do professor que retorna às aulas presenciais em tempos de pandemia? As atividades junto aos professores visaram a uma reconstrução do conhecimento e possibilitar aos participantes análise e reflexões de suas próprias ideias, sentimentos e ações cotidianas, compartilhadas com o grupo. A formação foi realizada em seis encontros grupais, com duração de duas horas cada, de forma presencial. As temáticas trabalhadas foram percepções sobre suas trajetórias, reflexões sobre a pandemia, retorno presencial, importância do professor, autocuidado e sentido de vida. Foi realizada uma avaliação qualitativa a partir dos seguintes eixos: adesão e participação nas atividades, compreensão dos conteúdos, percepção sobre o bem-estar, aplicação dos conteúdos na vida diária e avaliação da formação. Participaram do estudo oito professoras da rede municipal de educação do município de Sapucaia do Sul, atuantes no Ensino Fundamental I, com idades entre 32 e 62 anos. A coleta de dados ocorreu a partir do diário de campo do coordenador, dos registros escritos dos participantes e de um questionário aplicado ao final da formação. O corpus de dados foi analisado a partir da análise de conteúdo. Observouse que a formação contribuiu como espaço de troca de vivências, diálogo e fortalecimento para a retomada das atividades presenciais após o período de isolamento social. Os resultados indicaram a viabilidade da formação e sua validade social, demonstrando que a proposta proporcionou importantes reflexões às participantes e que pode contribuir para o bem-estar docente.
Orientador(es): Dell'Aglio, Débora Dalbosco
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSIANE DA SILVA DOS SANTOS.pdfOpen Access636,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.