Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3799
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Batista, Maiara Escouto | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-26T13:11:14Z | - |
dc.date.available | 2023-12-26T13:11:14Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, M. E. A leitura entre jovens adolescentes em dialogo com as culturas juvenis digitais. 2023. 105 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3799. Acesso em: 26 dez. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3799 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado, inserida na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (PPGEDU/UNILASALLE) dedica-se às práticas e interesses de leitura dos jovens adolescentes, estudantes do último ano do Ensino Fundamental; às culturas juvenis digitais; e às implicações das práticas educativas voltadas à formação do leitor. A investigação se estrutura a partir do seguinte problema de pesquisa: como as culturas juvenis digitais vêm interferindo sobre a formação do leitor e as práticas de leitura entre jovens adolescentes no contexto escolar? O objetivo geral da pesquisa consiste em compreender como a formação do leitor e as práticas de leitura entre jovens adolescentes no contexto escolar sofrem interferências das culturas juvenis digitais e, para tanto, buscou-se: a) identificar como ocorrem as práticas de leitura de jovens adolescentes, no último ano do Ensino Fundamental; b) inventariar os temas de interesse dos jovens adolescentes no que diz respeito à leitura; c) analisar a interferência das culturas juvenis digitais nas práticas de leitura; e d) discutir as implicações das práticas educativas voltadas à formação do leitor. A presente investigação possui caráter empírico e foi desenvolvida, tendo como base epistemológica a própria prática da pesquisadora, enquanto professora de Língua Portuguesa, junto a estudantes do último ano do Ensino Fundamental. A produção do material de análise ocorreu por meio de observação-participante e da tomada de notas de campo, enquanto a análise do material foi realizada a partir de uma perspectiva hermenêutica. | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Formação do leitor | pt_BR |
dc.subject | Jovens adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Cultura digital | pt_BR |
dc.title | A leitura entre jovens adolescentes em dialogo com as culturas juvenis digitais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Ratto, Cleber Gibbon | - |
dc.degree.local | Canoas, RS | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
dc.publisher.country | BR | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO CORRIGIDA - MAIARA BATISTA.pdf | Open Access | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.