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http://hdl.handle.net/11690/3800
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Regis, Mayra Guterres | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-26T13:15:27Z | - |
dc.date.available | 2023-12-26T13:15:27Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | REGIS, M. G. Egressos do Ensino Médio bolsistas de iniciação cientifica júnior: oportunidades e desafios. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3800. Acesso em: 26 dez. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3800 | - |
dc.description.abstract | Este estudo surgiu em decorrência da experiência com os estudantes do Ensino Médio e o envolvimento deles com projetos de pesquisa no ambiente escolar. Assim, o foco são os egressos do programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que foram Bolsistas de Iniciação Científica Júnior (BICJ) no projeto Biblioteca Viva: Espaço de Apoio ao Processo de Ensino e Aprendizagem. Esta pesquisa está inserida no curso de Mestrado do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade La Salle, cuja linha de formação 1 é: “Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas”. A questão de pesquisa constitui-se em: Como configuram-se as contribuições (ou não) do programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) na vida escolar de egressos do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Porto Alegre? O objetivo foi analisar as contribuições (ou não) do programa de Iniciação Científica Júnior na vida de egressos do Ensino Médio de uma escola estadual de Porto Alegre. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, que teve a entrevista semiestruturada com cinco egressos como técnica de coleta de dados, e o corpus formado por elas foi analisado com base na Análise Textual Discursiva. O referencial teórico apresenta o contexto dos bolsistas, tece um olhar acerca da ICJ, com uma primeira leitura da Ciência e a Iniciação Científica e contextualiza a trajetória no Ensino Médio dos participantes, tendo como base documentos normativos vigentes, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a história da Biblioteca Viva. Com base na análise realizada no corpus formado, emergiram as seguintes categorias: ‘Experiências formativas’, que descreve as experiências dos bolsistas vivenciadas no decorrer do Ensino Médio e do projeto; a categoria ‘Vivências transformadoras’, com duas subcategorias: ‘Transformação do olhar sobre si mesmo’ e ‘transformação social’, denotando a identificação das contribuições do programa na vida dos egressos; e, por último, os fatores relacionados ao projeto, que contribuíram para a continuação dos estudos após o Ensino Médio por meio da categoria ‘Construção de um projeto de vida’, que vislumbrou a continuação da formação após o Ensino Médio, na Educação Superior. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Open Access | - |
dc.subject | Iniciação cientifica | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio – Egressos | pt_BR |
dc.subject | Iniciação Cientifica Júnior (ICJ) | pt_BR |
dc.title | Egressos do Ensino Médio bolsistas de iniciação cientifica júnior: oportunidades e desafios | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Casagrande, Cledes Antonio | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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