Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3807
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vaz, Douglas | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-15T11:46:00Z | - |
dc.date.available | 2024-02-15T11:46:00Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | VAZ, D. A gestão acadêmica em tempos de disrupção: reinvenção e decisões ágeis no contexto da educação superior. 2023. 269 f. Tese (doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3807. Acesso em: 15 fev. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3807 | - |
dc.description.abstract | O ano de 2020 foi marcado por uma profunda transformação global resultante do surgimento de uma nova pandemia que impactou todos os setores da sociedade, entre eles a Educação que, em muitas instituições, passou a acontecer de maneira totalmente on-line, sobretudo na Educação Superior. Diante deste cenário, a presente pesquisa tem como objetivo analisar como se configura a gestão acadêmica em tempos de pandemia da Covid-19, em seus princípios, estratégias e ações para condução da educação remota em uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul. Apresenta o problema de investigação: “Como configura-se a gestão acadêmica em tempos de pandemia da Covid-19, em seus princípios, estratégias e modos de condução das ações acadêmicas a partir da educação remota em uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul?”. O estudo defende a tese de que a Gestão Acadêmica contemporânea exige a adoção de estratégias ágeis para a tomada de decisão, na construção de um modelo de Universidade inovadora e empreendedora. Fundamentam o estudo os pressupostos teóricos de autores como: Morin (2010, 2011, 2015, 2022), Christensen (2014), Tofik (2013), Papa Filho (2009), Fossatti (2018), Moran (2013, 2014, 2018), Bacich (2018) e Fava (2014, 2016, 2018). A Metodologia caracteriza-se por um estudo qualitativo, classificado como pesquisa participante. O contexto do estudo é uma Universidade Comunitária do Rio Grande do Sul, sendo os participantes docentes, acadêmicos, colaboradores, gestores e comunidade acadêmica vinculados a ela. Os instrumentos para a coleta de dados são: observação, diário de campo, análise documental, questionário e grupo focal, que foram analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Resultados indicam a importância de uma gestão alinhada às contingências da contemporaneidade, a preparação de docentes, colaboradores, gestores e acadêmicos para os desafios da que emergem no contexto da Educação Superior em momentos decisórios e a construção de um modelo de gestão alinhado às demandas formativas desses atores, bem como conectada à comunidade que constitui e ressignifica a Universidade contemporânea. | pt_BR |
dc.language.iso | portuguese | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | - |
dc.subject | Gestão acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Gestão ágil | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.title | A gestão acadêmica em tempos de disrupção: reinvenção e decisões ágeis no contexto da educação superior | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Fossatti, Paulo | - |
dc.degree.local | Canoas, RS | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
dc.publisher.country | BR | - |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dvaz | Open Access | 5,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.