Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3815
Autor(es): Santos, Fabiane Rodrigues dos
Título: Vozes convergentes para a construção da gestão democrática: discursos de políticas educacionais e suas implicações na cultura escolar
Palavras-chave: Políticas educacionais;Gestão educacional;Gestão democrática escolar;Educabilidade
Data do documento: 2023
Editor: Universidade La Salle
Citação: SANTOS, F. R. Vozes convergentes para a construção da gestão democrática: discursos de políticas educacionais e suas implicações na cultura escolar. 2023. 96 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3815. Acesso em: 28 fev. 2024.
Resumo: A dissertação parte de inquietações acerca das ações e percepções que impactam a presença ou não da democracia nas escolas. O trabalho investiga as produções de teses, dissertações e artigos no Brasil, em relação às principais tendências e tensões entre políticas educacionais e gestão democrática voltadas para uma educação cidadã, participativa e comunicativa nas escolas brasileiras. A pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação e faz parte do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq). Enquadrada como uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e exploratória. Adotamos a abordagem hermenêutica para a revisão de literatura, no sentido de compreender os caminhos adotados pelas pesquisas relacionadas ao diagnóstico da realidade no cenário atual, para verificar as necessidades e possibilidades rumo a uma escola democrática, aproximando-se do objetivo idealizado pela sociedade. Para confrontar os dados com as análises da realidade pesquisada, teremos como referenciais teóricos norteadores Paulo Freire, Jürgen Habermas e Nancy Fraser. Entendemos que a educação é a motivação para trabalharmos juntos a constituição do ser, em sua construção e participação permeada por questões socioculturais. Essa constituição é interdependente do outro e renovada pela linguagem, por discursos de políticas educacionais e de gestão democrática impulsionada por e com os sujeitos dos espaços escolares, para que seja possível abrigar a pluralidade do ser humano. Assim, levantamos dados para realizar a leitura da realidade encontrada nesse cenário, cuja pergunta norteadora foi de identificar quais são os discursos e ações diagnosticadas nas produções científicas relacionadas que viabilizam ou impedem o exercício pleno da democracia no ambiente escolar. Os resultados manifestam a tensão das vozes convergentes para a construção da gestão democrática com sentido para quem elabora e participa dos projetos das escolas, bem como para as dissonâncias, com o fortalecimento do neoliberalismo assumido sob a tendência administrada, de ação impositiva, sem o reconhecimento do marco situacional que é o contexto e pilar da gestão democrática, do caminhar juntos, do trabalho dialógico e cooperativo na construção participativa nas escolas.
Orientador(es): Conte, Elaine
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Fabi.docx (1).pdfOpen Access987,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.