Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3818
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Fabiane Aparecida Parcianello de-
dc.date.accessioned2024-02-28T12:15:00Z-
dc.date.available2024-02-28T12:15:00Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationALMEIDA, F. A. P. O ecossistema para aprendizagens no processo de alfabetização: recontextualização das ciências. 2023. 151 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3818. Acesso em: 28 fev. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3818-
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta a configuração do ecossistema para aprendizagens no processo de alfabetização em um contexto da recontextualização das ciências. O estudo se insere no grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, por meio da linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação da mesma Universidade La Salle. O objetivo é investigar a configuração do ecossistema para aprendizagens no processo de alfabetização por meio da recontextualização das ciências. O estudo tem uma abordagem qualitativa e exploratória e utiliza a estratégia metodológica da pesquisa participante. A observação direta da configuração do ecossistema para aprendizagens na alfabetização foi inspirada nos cotidianos de 20 estudantes de um 1.o ano da professora-pesquisadora, que atua em uma escola da rede municipal de ensino em Canoas. Nos diálogos teóricos são abordadas as reflexões sobre o processo de alfabetização e letramentos, assim como o percurso histórico da alfabetização. O ecossistema para aprendizagens é configurado no contexto da Educação, por meio da interação na tecitura do conhecimento. Assim, houve a desconstrução do ‘era uma vez’, trazendo a articulação da contação de histórias e da alfabetização, pensada a partir da recontextualização das ciências. A configuração do ecossistema ocorreu na recontextualização de três histórias, na triangulação dos dados produzidos com o referencial teórico e a interpretação da professora-pesquisadora e nas categorias emergentes: alfabetização no ecossistema; recontextualização das ciências; configuração do ecossistema para aprendizagens; e aprendizagens da professora- pesquisadora. Ao final desse percurso de aprendizagens e interações no ecossistema, configurado em um contexto de alfabetização e articulado na recontextualização das ciências, observamos que as aprendizagens ocorreram no viver e conviver.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEcossistemas para aprendizagenspt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectRecontextualização das ciênciaspt_BR
dc.titleO ecossistema para aprendizagens no processo de alfabetização: recontextualização das ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorBackes, Luciana-
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação-
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabiane_dissertação_versão final revisada (1).pdfOpen Access3,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.