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http://hdl.handle.net/11690/3863
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Felipe Rosa Müller | - |
dc.contributor.author | Paula Pinhal de Carlos | - |
dc.contributor.author | Diógenes Vicente Hassan Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-04T23:33:11Z | - |
dc.date.available | 2024-03-04T23:33:11Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | MULLER, F. R. ; CARLOS, P. P. ; RIBEIRO, D. V. H. Relações sistêmicas (Direito, ciência e educação): a pesquisa empírica como metodologia de superação. Revista de Pesquisa e Educação Jurídica, v. 9, p. 36-52, 2023. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/9604. Acesso em: 04 mar. 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3863 | - |
dc.description.abstract | Tratar-se-á da empiria como aporte metodológico do desenvolvimento da pesquisa em Direito, sob a perspectiva reflexiva da matriz pragmático-sistêmica de Niklas Luhmann. Correlacionar-se-á os sistemas do Direito, da Ciência e da Educação com as transformações sociais exigidas para atendimento das expectativas de uma sociedade cada vez mais complexa. Objetivou-se apresentar uma abordagem teórica sobre a necessidade de observação das relações sistêmicas correlacionadas. Aponta-se a contribuição da pesquisa empírica em Direito à emergência democrática da reforma do pensamento científico, oriunda das inquietações da sociedade brasileira contemporânea. O paradigma metodológico se consistiu numa pesquisa qualitativa, de natureza social aplicada, com método de abordagem dedutivo e de caráter explicativo. Realizou-se assim, coleta de dados em fontes secundárias, com uso da técnica da pesquisa bibliográfica. A autopoiese atua como característica impeditiva de transferências automáticas entre os subsistemas, impedindo qualquer aplicação imediata no subsistema do Direito do conhecimento desenvolvido nas Instituições de Ensino Superior e nas produções científico-jurídicas. Entretanto, a empiria como metodologia ativa aproxima o Direito e a Sociedade, auxiliando na possibilidade de superação da metodologia de reprodução do conhecimento dogmático. | pt_BR |
dc.subject | Teoria sistêmica | pt_BR |
dc.subject | Empiria | pt_BR |
dc.subject | Cientificidade | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa em Direito | pt_BR |
dc.subject | Ensino jurídico | pt_BR |
dc.title | Relações sistêmicas (Direito, ciência e educação): a pesquisa empírica como metodologia de superação | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGD) |
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