Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3865
Autor(es): Vargas, Tainá Machado
Carlos, Paula Pinhal de
Título: Ativismo judicial e barreiras políticas que aniquilam performances de gênero: um registro sobre o abortamento legal no Brasil
Palavras-chave: Ativismo judicial;aborto;Legalização;Descriminalização
Data do documento: 2023
Citação: VARGAS, T. M.; CARLOS, P. P. Ativismo judicial e barreiras políticas que aniquilam performances de gênero: um registro sobre o abortamento legal no Brasil. REDES, v. 11, n. 2, p. 1-20, 2023. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/article/view/7505. Acesso em: 4 mar. 2024.
Resumo: Este artigo tem por objetivo revelar as principais dificuldades enfrentadas por inúmeras mulheres na luta pelo direito à interrupção da gravidez. Essa luta tem desencadeado reações globais organizadas de muitos movimentos sociais, sobretudo feministas, para pressionar os Estados a revogarem suas leis criminais. A vontade expressa por esses movimentos é a de mudar o entendimento mais conservador sobre a prática do aborto, a ser despertado como um grave problema de saúde pública. A importância de preparar o tema antes de servi-lo, exige sensibilidade do leitor ao abranger o tema da biopolítica de controle reprodutivo sobre a gravidez e a corporalidade das mulheres, vinculadas ou não a experiências outras de não assimilacionismo reprodutivo. A abordagem temática será comentada a partir das recentes manifestações de ativismo judicial registradas por parte do STF, atualizando conflitos relacionados a problemática da saúde pública e ao aparecimento de novos casos ligados a doenças epidêmicas de origem ainda desconhecidas, tais como: o Zika, a Dengue, o Chikungunya, e agora, o novo Covid-19.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
7505-n2 (1).pdfOpen Access224,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.