Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3871
Autor(es): Santos, Bruna dos
Título: Memória escolar dos docentes acerca da consciência fonológica como proposta da alfabetização
Palavras-chave: Memória;Alfabetização;Consciência fonológica
Data do documento: 2023
Citação: SANTOS, B. Memória escolar dos docentes acerca da consciência fonológica como proposta da alfabetização. 2023. 86 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3871. Acesso em: 18 mar. 2024.
Resumo: Esta pesquisa de mestrado faz parte do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle/RS. A consciência fonológica é importante para o processo de alfabetização. A presente pesquisa tem como questão problema: como as memórias dos docentes sobre alfabetização podem auxiliar na construção de uma estratégia a partir da consciência fonológica que contribua para as atividades de reforço escolar? O objetivo geral foi definido como: Analisar as contribuições da Consciência Fonológica nas aulas de reforço do Ensino Fundamental I da Escola Educação Básica Municipal 12 de Maio em consonância com memórias do trajeto e aprendizagem escolar dos docentes. Trata-se de um estudo qualitativo por meio do qual se pretendeu descrever a percepção e o significado dos pesquisados, segundo um fenômeno, que, para esta pesquisa, refere-se à consciência fonológica. Neste estudo ficou evidente que as memórias dos professores são essenciais para demonstrar a eles em que ponto seus processos de alfabetização foram difíceis, insuficientes ou inadequados e, assim, permitem que construam em sua prática pedagógica uma mudança efetiva, sempre priorizando as especificidades e as necessidades de seus alunos. Além disso, verificou-se que os professores compreendem que seu modo de ensinar atuará sobre a formação de memórias de seus alunos, transformando o presente em um impacto positivo ou negativo para os alunos. O processo de capacitação desenvolvido demonstrou que os professores poderiam até conhecer a abordagem da consciência fonológica, porém, sua aplicação ainda não corria de forma ampla, porém, após todas as atividades práticas e a troca de saberes, estão preparados para levar essa ferramenta para suas atividades do cotidiano, contribuindo diretamente para a aprendizagem dos alunos na sala de aula tradicional ou nas atividades de reforço escolar.
Orientador(es): Borges, Maria de Lourdes
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bsantosOpen Access2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.