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http://hdl.handle.net/11690/4041| Autor(es): | Justino, Tíffany Barreto |
| Título: | Que a força esteja com as relações internacionais: uma análise entre o universo cinematográfico de Star Wars e as teorias de política internacional |
| Palavras-chave: | Análise fílmica;Cultura Pop;Star Wars;Relações Internacionais;Construtivismo;Realismo;Liberalismo |
| Data do documento: | 2024 |
| Editor: | Universidade La Salle |
| Resumo: | Este estudo propõe explorar de que forma a segunda trilogia de Star Wars pode ser empregada como recurso didático para o ensino-aprendizagem de três importantes teorias das Relações Internacionais: Realismo, Liberalismo e Construtivismo. Por meio de uma análise fílmica embasada em autores como Campbell, Gokcek, Morgenthau, Keohane e Wendt. Diante desse conexto, foi proposto como objetivo geral a análise de cenas e personagens da saga, destacando seu potencial para tornar os conceitos-chave destas teorias mais compreensíveis. Foram analisadas as estratégias de poder do Império Galáctico e de Palpatine, os esforços de cooperação e diplomacia da República e a transformação das identidades na jornada de Anakin Skywalker. Dessa maneira, procurou-se mostrar que as narrativas fictícias não apenas refletem dinâmicas políticas contemporâneas, mas também se destacam como ferramentas efetivas para a aprendizagem acadêmica, facilitando a compreensão de conceitos complexos. A pesquisa buscou contribuir para o diálogo entre cultura pop e educação, abrindo novas perspectivas interdisciplinares que combinam criatividade e rigor acadêmico. |
| Orientador(es): | Prestes, Vanessa Amaral |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Graduação (Relações Internacionais) |
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