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dc.contributor.authorCosta Neto, Adelino-
dc.date.accessioned2025-07-07T18:32:30Z-
dc.date.available2025-07-07T18:32:30Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/4210-
dc.description.abstractA formação inicial e continuada de professores de matemática desempenha um papel fundamental na promoção do direito à educação de qualidade e, por conseguinte, na garantia dos demais direitos essenciais à dignidade humana. Essa pesquisa se enquadra na Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Teorias, e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle e tem como objetivo geral investigar a contribuição da formação inicial e continuada para práticas pedagógicas de professores de matemática no 4º, 5º e 6º anos do ensino fundamental, no desenvolvimento da unidade temática números, de modo a facilitar na transição dos anos iniciais para os anos finais. No cerne desse estudo, buscou-se explorar as melhores práticas e abordagens utilizadas na formação de professores, identificando os desafios e oportunidades enfrentados nesse processo. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, aprofundando a compreensão do assunto em análise através de análise documental e questionário anônimo com professores que ensinam matemática no 4º, 5º e 6º anos do ensino fundamental. A pesquisa mostrou que a formação inicial e continuada de professores de matemática é crucial para a implementação de práticas pedagógicas eficazes, contribuindo significativamente para a compreensão dos conceitos numéricos pelos alunos. Além disso, a formação contínua proporciona aos professores ferramentas e estratégias que facilitam a transição dos alunos dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental. Essas estratégias incluem a atualização sobre novas metodologias de ensino, o desenvolvimento de habilidades para lidar com a diversidade de aprendizes e a promoção de um ambiente colaborativo entre educadores. Dessa forma, a formação contínua não apenas aprimora as competências dos professores, mas também promove um aprendizado mais coeso e integrado para os alunos. Espera-se que este trabalho possa contribuir para a melhoria constante da formação desses profissionais, de modo a garantir que cada discente tenha acesso a uma educação matemática de alta qualidade, estabelecendo assim as bases para seu sucesso acadêmico e pessoal.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectFormação inicial e continuada de professorespt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectTransição entre os anos iniciais e finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectNúmerospt_BR
dc.titleA contribuição da formação inicial e continuada dos professores de matemática para a transição entre os anos iniciais e finais do ensino fundamental: a temática números em focopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorFerreira, Rute Henrique da Silva-
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