Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4289
Autor(es): Fanfa, Natália Nascente
Título: Intervenções psicoeducacionais no desenvolvimento socioemocional e comportamental de crianças com TEA
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA);Desenvolvimento atípico;Inclusão escolar;Psicologia escolar;Desenvolvimento socioemocional
Data do documento: 2025
Editor: Universidade La Salle
Resumo: Este artigo apresenta uma revisão integrativa da literatura sobre as intervenções psicológicas voltadas ao desenvolvimento comportamental e socioemocional de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar. Buscando compreender como as abordagens terapêuticas, especialmente a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e os pressupostos de Vygotsky, influenciam o desenvolvimento de capacidades cognitivas, sociais e emocionais dessas crianças, o estudo visa identificar estratégias inclusivas e relacionais no contexto escolar. Os resultados demonstram a relevância da atuação do psicólogo escolar e de metodologias pautadas no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e em práticas participativas para promover inclusão e aprendizagens cooperativas, seguindo os princípios da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Conclui-se que intervenções relacionais, constantes, colaborativas e adequadas às necessidades das pessoas são fundamentais para a inclusão colaborativa e o bem-estar das crianças com TEA.
Orientador(es): Conte, Elaine
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.