Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4295
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Rafaela Souza da-
dc.date.accessioned2025-07-22T21:44:11Z-
dc.date.available2025-07-22T21:44:11Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/4295-
dc.description.abstractO Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) configura-se como um transtorno do neurodesenvolvimento, com início na infância. A partir disso, este estudo busca analisar como as escolas têm enfrentado a incidência de diagnósticos de TDAH em crianças e adolescentes no Brasil. Para o estudo, optou-se pela realização de uma revisão sistemática da literatura, com a seleção de artigos entre o período de 2015 a 2024 e critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. Após feita a análise dos artigos selecionados, verificou-se que, embora exista legislações como a Lei no 14.254/2021 que propõem avanços, ainda existem lacunas importantes que comprometem os direitos dos estudantes com TDAH. Conclui-se que, de maneira geral, as instituições de ensino lidam de forma limitada a complexidade do transtorno, seja por meio de encaminhamentos precipitados, do despreparo pedagógico ou práticas medicalizantes. A exclusão de publicações em inglês pode ter sido um fator limitante para o estudo, portanto, sugere-se para estudos futuros, a inclusão de outros idiomas, ampliando a possibilidade de análise. Sugere-se também, uma análise referente a possíveis diferenças encontradas em práticas institucionais de escolas públicas e privadas.pt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.subjectIncidência diagnósticapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectMedicalizaçãopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleA crescente incidência do diagnóstico de TDAH e o contexto escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.location.countryBrasil-
dc.contributor.advisorBorges, Maria de Lourdes-
dc.degree.localCanoas, RS-
dc.degree.graduationPsicologia-
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafaela Souza TCC final - RAFAELA SOUZA DA SILVA.pdf457,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.