Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/4295
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Rafaela Souza da | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-22T21:44:11Z | - |
dc.date.available | 2025-07-22T21:44:11Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/4295 | - |
dc.description.abstract | O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) configura-se como um transtorno do neurodesenvolvimento, com início na infância. A partir disso, este estudo busca analisar como as escolas têm enfrentado a incidência de diagnósticos de TDAH em crianças e adolescentes no Brasil. Para o estudo, optou-se pela realização de uma revisão sistemática da literatura, com a seleção de artigos entre o período de 2015 a 2024 e critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. Após feita a análise dos artigos selecionados, verificou-se que, embora exista legislações como a Lei no 14.254/2021 que propõem avanços, ainda existem lacunas importantes que comprometem os direitos dos estudantes com TDAH. Conclui-se que, de maneira geral, as instituições de ensino lidam de forma limitada a complexidade do transtorno, seja por meio de encaminhamentos precipitados, do despreparo pedagógico ou práticas medicalizantes. A exclusão de publicações em inglês pode ter sido um fator limitante para o estudo, portanto, sugere-se para estudos futuros, a inclusão de outros idiomas, ampliando a possibilidade de análise. Sugere-se também, uma análise referente a possíveis diferenças encontradas em práticas institucionais de escolas públicas e privadas. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) | pt_BR |
dc.subject | Incidência diagnóstica | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Medicalização | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | A crescente incidência do diagnóstico de TDAH e o contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | - |
dc.contributor.advisor | Borges, Maria de Lourdes | - |
dc.degree.local | Canoas, RS | - |
dc.degree.graduation | Psicologia | - |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rafaela Souza TCC final - RAFAELA SOUZA DA SILVA.pdf | 457,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.