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http://hdl.handle.net/11690/4295
Autor(es): | Silva, Rafaela Souza da |
Título: | A crescente incidência do diagnóstico de TDAH e o contexto escolar |
Palavras-chave: | Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH);Incidência diagnóstica;Escola;Medicalização;Inclusão escolar |
Data do documento: | 2025 |
Editor: | Universidade La Salle |
Resumo: | O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) configura-se como um transtorno do neurodesenvolvimento, com início na infância. A partir disso, este estudo busca analisar como as escolas têm enfrentado a incidência de diagnósticos de TDAH em crianças e adolescentes no Brasil. Para o estudo, optou-se pela realização de uma revisão sistemática da literatura, com a seleção de artigos entre o período de 2015 a 2024 e critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. Após feita a análise dos artigos selecionados, verificou-se que, embora exista legislações como a Lei no 14.254/2021 que propõem avanços, ainda existem lacunas importantes que comprometem os direitos dos estudantes com TDAH. Conclui-se que, de maneira geral, as instituições de ensino lidam de forma limitada a complexidade do transtorno, seja por meio de encaminhamentos precipitados, do despreparo pedagógico ou práticas medicalizantes. A exclusão de publicações em inglês pode ter sido um fator limitante para o estudo, portanto, sugere-se para estudos futuros, a inclusão de outros idiomas, ampliando a possibilidade de análise. Sugere-se também, uma análise referente a possíveis diferenças encontradas em práticas institucionais de escolas públicas e privadas. |
Orientador(es): | Borges, Maria de Lourdes |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Graduação (Psicologia) |
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