Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4325
Autor(es): Santos, Cheyla Surama Nunes dos
Título: O papel do serviço social na prevenção à violência e no fortalecimento da autoestima de mulheres usuárias de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
Palavras-chave: Proteção social;Vulnerabilidade;Violência contra a mulher;Serviço social
Data do documento: 2024
Editor: Universidade La Salle
Resumo: O objetivo do texto consiste em apresentar um relato da vivência relacionada à aplicação de um projeto de intervenção junto a mulheres usuárias de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Nordeste brasileiro, o qual buscou, por meio da conscientização sobre o papel protetivo da família, prevenir a violência e fortalecer sua autoestima e autonomia. O problema de pesquisa que deu origem ao trabalho foi assim delineado: como as intervenções realizadas por programas sociais como o serviço de Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF) podem efetivamente transformar a percepção e a realidade da violência doméstica, fortalecendo a autonomia das mulheres e garantindo a implementação das políticas públicas de proteção e apoio? Trata-se de um relato de experiência, de caráter qualitativo, utilizando como instrumentos de levantamento de dados o diário de campo da autora e o registro de seis encontros temáticos com 10 famílias. Os resultados mostram que os encontros formativos e, principalmente, o acesso à informação podem ser a maior contribuição para a melhoria da qualidade de vida dessas mulheres. Neste sentido, o Serviço Social cumpre um papel de grande relevância e o assistente social precisa estar preparado para desempenhar essa função.
Orientador(es): Jung, Hildegard Susana
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Serviço Social)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cheyla Surama Nunes dos Santos.pdf282,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.