Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4417
Autor(es): Beneduzi, André Gabriel
Título: Educação empreendedora em contextos educacionais: aproximações, distanciamentos e contribuições para sua promoção
Palavras-chave: Educação empreendedora;Competências para a vida;Revisão narrativa;Modelo consultivo;Tríade formativa
Data do documento: 2025
Editor: Universidade La Salle
Resumo: O estudo aborda a importância da Educação Empreendedora nos diferentes contextos educacionais, destacando seu papel na formação de competências voltadas à inovação, à resolução de problemas e à construção de uma sociedade mais resiliente e antifrágil. A pesquisa está vinculada à linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. Parte da seguinte questão de pesquisa: como diferentes abordagens teóricas e práticas da Educação Empreendedora, em contextos nacionais e internacionais, contribuem para a construção de um modelo consultivo-analítico que amplie a formação empreendedora crítica, contextualizada e transformadora? O objetivo geral foi construir um modelo consultivo-analítico de Educação Empreendedora, a partir da sistematização e análise de estudos nacionais e internacionais, considerando seus fundamentos teóricos, metodológicos e contextuais. Os objetivos específicos incluíram: mapear e categorizar produções acadêmicas, analisar diferentes concepções com base em quatro clusters (experiencial, processual, pedagógico e pragmático), identificar aproximações e distanciamentos e propor um modelo alinhado à tríade Ação – Experiência – Reflexão. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, com fundamentação teórico-analítica e técnica de revisão narrativa da literatura. O processo metodológico foi orientado por princípios do Protocolo PRISMA 2020, com análise de 30 artigos científicos selecionados conforme critérios de qualidade (Qualis A1–B2 e SCImago Q1-Q2). A análise dos dados foi estruturada em quatro clusters teórico-metodológicos baseados nos seguintes autores: Dewey (1976) e Kolb (1984) (experiência); Hägg e Kurczewska (2016) (processo formativo); Fayolle (2013) (modelo didático); e Sarasvathy (2022) (ação empreendedora em contextos incertos). Como resultado, propõe-se um modelo consultivoanalítico, que sistematiza diferentes abordagens e perspectivas da Educação Empreendedora, oferecendo subsídios teóricos e metodológicos para sua aplicação em contextos educacionais diversos. O modelo tem potencial para orientar práticas pedagógicas, currículos e políticas educacionais voltadas à formação empreendedora como tecnologia formativa para a vida.
Orientador(es): Bortolaso, Ingridi Vargas
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
M.EAndréGB.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.