Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/563
Authors: Leipnitz, Augusto Gattermann
Title: Proposição de melhoria da avaliação de impactos ambientais. Estudo de caso: processos erosivos das obras de duplicação da BR-116/RS, trecho Tapes – Sentinela do Sul
Keywords: Avaliação de impactos ambientais;Gestão ambiental;Irregularidade ambiental;Mitigação de impactos ambientais
Issue Date: 2015
Publisher: Centro Universitário La Salle
Citation: LEIPNITZ, Augusto Gattermann. Proposição de melhoria da avaliação de impactos ambientais. Estudo de caso: processos erosivos das obras de duplicação da BR-116/RS, trecho Tapes-Sentinela do Sul. 2015. 100 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais) - Centro Universitário La Salle, Canoas, 2015 Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/563. Acesso em: 19 jul. 2016.
Abstract: A pesquisa, tipo estudo de caso, analisa o procedimento utilizado para supervisão ambiental em um empreendimento rodoviário visando verificar a eficiência no atendimento das irregularidades ambientais, oriundas de processos erosivos, identificadas pela gestora ambiental e propõe um método alternativo para analisar a significância dessas irregularidades, ultimando na classificação dessas em leves, médias ou graves. O referencial teórico que embasa o estudo apresenta a evolução do processo de avaliação de impactos ambientais no Brasil e traz conceitos sobre as diferentes perspectivas dessa análise ambiental, tanto na etapa de planejamento como na etapa de implantação do empreendimento. Ainda, detalha a rotina de atividades no âmbito da supervisão ambiental de rodovias, conforme preconizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. A Área Diretamente Afetada pelo Lote 3 das obras de duplicação da BR-116/RS foi definido como o sistema deste estudo, sendo identificadas as áreas ambientalmente sensíveis e classificando-as no intuito de verificar áreas notadamente vulneráveis à sedimentação ou assoreamento a partir da incidência de um processo erosivo. O levantamento das irregularidades ambientais proporcionou subsídios para a análise crítica do procedimento atual utilizado pela gestora ambiental, bem como serviu para enriquecer o método de avaliação da significância e classificação das irregularidades ambientais proposto neste estudo. O resultado demonstrou que das trinta e sete irregularidades ambientais analisadas no estudo, vinte e cinco são impactos previstos no EIA como muito significativos; dessas, quatorze irregularidades ambientais foram consideradas como passíveis de aumento da eficiência. Com a aplicação do método de avaliação de significância e consequente classificação de irregularidades ambientais provenientes de processos erosivos proposto, espera-se a verificação de aumento na eficiência da mitigação dos impactos ambientais, resultando em melhorias no procedimento de proteção da qualidade ambiental do sistema em que o empreendimento encontra-se inserido.
metadata.dc.contributor.advisor: Kautzmann, Rubens Muller
Appears in Collections:Dissertação (PPGAIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
agleipnitz.pdf4,15 MBpdfView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.