Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/577
Autor(es): Kilpp, Ana Simara Fragoso
Título: O papel da agenda escolar no cotidiano das instituições de educação infantil: Uma questão em debate
Palavras-chave: Comunicação escola-família;Agenda Escolar;Educação Infantil
Data do documento: 2010
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: A pesquisa visa compreender como ocorre a comunicação, via agenda escolar, entre as instituições de Educação Infantil e as famílias dos alunos matriculados nas mesmas. Para ampliar nosso campo de estudo e obter dados para acrescentar nesta discussão, buscou-se coletar as informações em dois tipos de instituições de Educação Infantil, sendo uma privada, e uma pública. Para a coleta dos dados foram realizadas observações, entrevistas semi-estruturadas com os familiares, educadoras e alunos, e também, análise documental, dando prioridade aos bilhetes registrados nas agendas escolares. Os dados foram analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Nesta pesquisa foi observado que na escola infantil de natureza privada, os bilhetes registrados nas agendas eram utilizados como principal meio dos familiares acompanharem o cotidiano de seus filhos. Foram encontrados, em sua maioria, recados que se resumiam a frasespadrão para todos os integrantes da turma, demonstrando certo descomprometimento com a individualidade de seus educandos. Entretanto, na instituição pública, percebeu-se que os bilhetes reforçavam o caráter assistencialista e higienista da Educação Infantil, além dos familiares não se apropriarem deste meio de comunicação, já que a maioria não tinha o domínio da linguagem escrita. As pesquisas na área da Educação Infantil e os escritos sobre a relação escola-família foram de importância fundamental para este estudo. No entanto, ao realizar buscas nos principais centros acadêmicos, percebeu-se que esta temática é de caráter inédito nos estudos da primeira infância.
The inquiry aims to understand how it takes place to communication, road schedules schoolboy, between the institutions of Childlike Education and the families of the pupils enrolled in same. To enlarge our field of study and to obtain given to add in this discussion, it was looked to collect the informations in two types of institutions of Childlike Education, being a toilet, and the public one. For the collection of the data there were carried out observations, glimpsed semi-structured with the relatives, educators and pupils, and also, documentary analysis, giving priority to the tickets registered in the school diaries. The data were analysed through the Technique of Analysis of Content proposed by Bardin. In this inquiry it was observed that in the childlike school of private nature, the tickets registered in the diaries were used like principal way of the relatives accompanied the daily life of his children. There were found, in his majority, regards that were consisting in sentences-standards for all the integrants of the group, demonstrating right compromising with the individuality of his infants. Meantime, in the public institution, it was realized that the tickets were reinforcing the character childcare and tidiness of the Childlike Education, besides the relatives not to be appropriated of this way of communication, since the majority had not the power of the written language. The inquiries in the area of the Childlike Education and the written ones on the relation school-family were of basic importance for this study. However, while carrying out you look in the principal academic centers, it was realized that this theme is of unpublished character in the studies of the early childhood.
Orientador(es): Sarmento, Dirléia Fanfa
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
asfkilpp.pdf435,46 kBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.