Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/599
Autor(es): Minozzo, Edson Leandro
Título: Práticas psicoeducativas promotoras de sentido da vida voltadas a pessoas idosas com depressão
Palavras-chave: Psicoeducação;Educação em saúde;Depressão;Idosos;Terceira idade;Sentido da vida
Data do documento: 2012
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: O envelhecimento populacional em nosso país, assim como o aumento em condições que são fatores de risco para depressão - solidão, empobrecimento, comorbidades, entre outras - resultam num crescente número de idosos com a doença. Apesar dos avanços terapêuticos e na redução do estigma relacionado à saúde mental, um número significativo de idosos acaba não recebendo diagnóstico ou tratamento adequados. E, quando recebem, grande parte desses idosos ou não responde ao tratamento, ou acaba recidivando com a doença. Estudos apontam que o sentimento de sentido da vida está relacionado ao bem-estar mental, redução no surgimento de doenças, servindo como fator protetor para doenças, entre elas, especialmente, a depressão. O psiquiatra austríaco Viktor Frankl é o criador da terapia do sentido da vida, chamada também de logoterapia. Em relação a aspectos psicológicos na terceira idade, destaca-se Erik Erikson com seus conceitos de geratividade e integridade. No campo da saúde mental, estudos apontam para a necessidade e benefícios em se tentar educar o paciente em relação a aspectos de sua condição de saúde, da doença mental que o aflige, formas de tratamento e prevenção - abordagem essa denominada psicoeducação. O presente estudo tem por objetivo principal investigar os espaços para práticas psicoeducativas em idosos com depressão tratados em consultório médico privado na cidade de Novo Hamburgo - RS. O caminho metodológico escolhido foi a pesquisa qualitativa, através de estudo de caso, com uso de questionário com perguntas abertas. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo segundo Bardin. Participaram da pesquisa 8 idosos, sendo 6 mulheres, com idades entre 61 e 90 anos. Os aspectos éticos foram seguidos conforme comitê de ética da instituição. As categorias que se destacaram como espaços para práticas psicoeducativas promotoras de sentido foram o cuidar do próximo, ocupação, espiritualidade e religiosidade e a responsabilidade.
The crescent number of the elderly population, as well as the rising in the conditions which may predispond to the development of depression – lonliness, poverty, comorbities, and others -, result in a crescent number of old people affected by the disease. Even though there are advanced therapies and a reduction on the estigma related to mental health, an important number of old people do not receive a satisfatory diagnosis, nor an adecuate treatment. Even in the case of being treated, a significant number of them do not get better, or will have a recidive of depression. Studies point out that the feeling of meaning in life is related to the well-being sensation, a reduction in incidence of new diseases, serving as protective factors, especially for depression. The Austrian physchiatrist Viktor Frankl is the creator os the meaning in life therapy, also called logotherapy. In relation to the psychological aspects of the third age, Erik Erikson's concepts of generativity and integrity are also relevant. From the mental health perspective, researches indicate the need and the benefits of trying to educate patients on their health conditions, the mental diseases that affect them, types of treatment and prevention – a strategy called psychoeducation. This study aims to investigate opportunities for psychoeducational practices among the community - dwelling depressive elders accompanied at a private practice in Novo Hamburgo – RS. The methodologial strategy elected was the qualitative approach, through case study and opened-question questionary use. The data was treated following Bardin's content analysis. 8 people, of which 6 were female and of ages varying from 61 to 90 years, took part. The ethical aspects respected the instititional requisites. The predominant categories representing opportunities to develop meaning of life psychoeducational practices were taking care of others, occupation, spirituality and religion and responsability.
Orientador(es): Andreola, Balduíno Antonio
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

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