Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/607
Autor(es): Machado, Juliana Aquino
Título: A escola como espaço de formação continuada de professores: um estudo no contexto da rede municipal de ensino
Palavras-chave: Formação continuada;Escola Pública;Formação de professores
Data do documento: 2013
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: O presente estudo aborda a questão da formação continuada de professores, com enfoque à formação realizada em serviço, no espaço da escola. Está inserido na linha de pesquisa ““Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas”, do curso de Mestrado em Educação do Centro Universitário La Salle - Unilasalle. Analisa as práticas de formação continuada de professores desenvolvidas em escolas da rede municipal de Canoas, a partir de orientações recebidas da mantenedora, a fim de contribuir para a construção de uma proposta formativa que atenda às necessidades dos docentes e os capacite frente às demandas contemporâneas. Investiga os pressupostos teórico-metodológicos que orientam os processos de formação continuada na mantenedora e nas escolas, buscando compreender de que forma os professores se inserem neste processo e qual o lugar que ocupam, sob sua ótica e das equipes pedagógicas, neste processo. Examina os espaços e tempos destinados à formação continuada na escola, compreendendo que lugar ocupa este processo, dentro da dinâmica do trabalho realizado na escola, bem como as principais demandas e dificuldades enfrentadas pelas equipes pedagógicas na construção e efetivação das práticas de formação continuada na escola. O suporte teórico foi construído a partir de autores como Perrenoud (1999; 2002), Imbernon (2010), Nóvoa (1995; 1997; 2004), Tardif (2002), Canário (2006), Ferraço (2008), Mizukami (2002), Warschauer (2001) e Carvalho (2005), dentre outros. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada em quatro escolas da rede municipal de ensino de Canoas-RS, com professores e supervisores escolares e na Secretaria Municipal de Educação, com gestores da DP (Diretoria Pedagógica) e DEF (Diretoria de Ensino Fundamental). Os dados foram coletados através dos instrumentos questionário e entrevista. A análise dos dados realizou-se a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo, com base nos estudos de Moraes (1999), Bardin (s/d) e Franco (2005). O estudo aponta a necessidade da criação de uma cultura formativa em serviço, no espaço da escola, a partir da priorização de espaços-tempos que possibilitem a construção coletiva de ações que qualifiquem a prática pedagógica desenvolvida. O lugar da intervenção pedagógica cotidiana, entendido também como formação continuada, direciona para o entendimento da ampliação do espaço formativo para além do destinado formalmente, geralmente denominado de “reunião pedagógica. As dificuldades apontadas pela pesquisa, bem como a análise realizada revelam a necessidade da implementação de uma política pública de formação continuada docente, em todas as suas modalidades, através do direcionamento das ações da mantenedora, que configurem uma ampla proposta, do ponto de vista dos diferentes sujeitos implicados no trabalho pedagógico da escola.
The present study addresses the question of continuing teacher education, with a focus on training held in service, on the school’s space. Belongs in the search line "Teacher Training, Educational Theories and Practices" of Master’s program in education from La Salle’s University Center - Unilasalle. This study analyzes the practices of continuing education of teachers, developed in schools of Canoas city, through the guidance received from the maintainer in order to contribute to the construction of a training proposal that meets the needs of teachers and enable them to meet the demands of today. Investigates the theoretical and methodological principles that guide the process of continuing education in the maintainer and schools, seeking to understand how teachers fit into this process and what place they occupy, from their perspective and pedagogical teams in the process. Examines the spaces and times for the continuing education in school, understanding that this process takes place within the dynamics of the work done in school, as well as major demands and difficulties faced by the teaching teams in the construction and execution of the practices of continuing education in school . The theoretical framework was constructed from authors like Perrenoud (1999, 2002), Imbernon (2010), Nóvoa (1995, 1997, 2004), Tardif (2002) Canário (2006), Ferraço (2008), Mizukami (2002) , Warschauer (2001) and Carvalho (2005), among others. The research, a qualitative one, was performed in four municipal schools in Canoas-RS, with teachers and school supervisors and Municipal Department of Education, with managers DP (Educational Management) and DEF (Directorate of Primary Education) . Data were collected through questionnaire and interview instruments. Data analysis was performed using the premises of Content Analysis, based on studies of Moraes (1999), Bardin (s/D) and Franco (2005). The study points to the need to create a formative culture in service in the school, from the prioritization of space-time’s that allow the construction of collective actions that qualify the practice teaching experience. The place of everyday pedagogical intervention, also understood as continuing education, directs to understanding the expansion of educational space beyond the formally designed, commonly referred to as "educational meeting”. The difficulties identified by research as well as analysis, reveal the need to implement a public policy of teacher continuing education in all its forms, by directing the actions of the maintainer, that constitute a comprehensive proposal, from the viewpoint of different subjects involved in pedagogical work of the school.
Orientador(es): Silva, Gilberto Ferreira da
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

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