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Authors: Fontana, Maristela Vigolo
Title: Objetos de aprendizagem de autoria coletiva em cursos de EAD: uma oportunidade para a formação da inteligência coletiva?
Keywords: Tecnologias da educação;Objetos de Aprendizagem;Inteligência Coletiva;Prática colaborativa;Educação a Distância
Issue Date: 2016
Publisher: Centro Universitário La Salle
Abstract: Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação e ao Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle (PPGEDU/UNILASALLE), e tem como objetivo compreender as concepções educativas que norteiam a construção de Objetos de Aprendizagem (OA) de autoria coletiva. Trata-se de investigar nos discursos e nas percepções de três professoras coordenadoras, nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Música e Especialização em Mídias na Educação em Educação a Distância, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EaD/UFRGS), se há como estabelecer relações associativas entre a construção de OA de autoria coletiva pelos estudantes/professores desses cursos e a formação da inteligência coletiva, buscando-se desvelar a seguinte questão: De que forma a construção de OA de autoria coletiva pode favorecer a formação da inteligência coletiva? Para tanto, serão utilizados os estudos desenvolvidos sobre educação e tecnologia, tomando como base Pierre Lévy e o conceito de inteligência coletiva; André Lemos; Lúcia Santaella; Nelson Pretto; Liane Tarouco; Patrícia Behar; Jonh D. Bransford; Paulo Freire e Alex Primo; bem como os Referenciais de qualidade para Educação Superior a Distância, do Ministério da Educação. Essa justificação teórica pretende entender os principais desafios técnicos e pedagógicos, que envolvem e norteiam esse processo de construção de um OA de autoria, em ambientes móveis de EaD. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e exploratório, desenvolvendo-se através de um ensaio hermenêutico, buscando compreender, a partir do relato das professoras coordenadoras, essa abordagem construtivo-colaborativa que acontece no ciberespaço, bem como investigar as convergências discursivas, de modo que os preconceitos sejam revistos e as contradições contextualizadas. Concluímos que os argumentos analisados assumem fundamental relevância para o desenvolvimento do saber coletivo, pois incorporam uma abordagem plural, de caráter dialógico, crítico e colaborativo, movimentando as inter-relações pedagógicas com o outro no mundo e com o reconhecimento de posições diversas.
This research is linked to the research area of Cultures, Languages and Technologies in Education and to the Study Group on Technologies in Education of the Graduate Studies in Education Program of the La Salle University Center in Canoas. It aims to understand the educational concepts that guide the construction of learning objects of collective authorship. It is investigating the discourse and perceptions of three coordinating professors in undergraduate programs in Visual Arts, Music and expertise in Media and in Distance Education of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), if there is a way to establish associative relationships between the building of learning objects of collective authorship and the formation of collective intelligence, seeking to unveil the following question: How to build learning objects of collective authorship that can favor the formation of collective intelligence? For this, studies undertaken on education and technology, based on Pierre Lévy and the concept of collective intelligence by André Lemos, Lucia Santaella, Nelson Pretto, Liane Tarouco, Patricia Behar, John D. Bransford, Paulo Freire and Alex Primo will be used, as well as the benchmarks of quality for Higher Distance Education of the Ministry of Education. This theoretical justification aims to understand the main technical and pedagogical challenges, involving and guiding the process of building a learning object of authored in movable distance learning environments. This research is qualitative and exploratory nature, developing through a hermeneutic essay, trying to understand, from the account of the coordinating teachers, this constructive, collaborative approach that happens in cyberspace, as well as investigating the discursive convergences, so that prejudices are reviewed and the contradictions contextualized. We conclude that the analyzed arguments are of fundamental importance for the development of collective knowledge, as they incorporate a plural approach, of dialogical, critical and collaborative character, moving the pedagogical interrelations with the other in the world and with the recognition of different positions.
metadata.dc.contributor.advisor: Conte, Elaine
Appears in Collections:Dissertação (PPGE)

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