Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/728
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCosta, Luciana Pertille dapt_BR
dc.date.accessioned2017-08-14T17:07:39Z-
dc.date.available2017-08-14T17:07:39Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/728-
dc.description.abstractEsta dissertação teve por objetivo analisar a contribuição da formação acadêmica e práticas na gestão em saúde: um estudo de caso com bacharéis em enfermagem em uma instituição de saúde na região sul do Brasil. A questão central deste estudo é: como se deu a formação acadêmica, na gestão em saúde, dos bacharéis em enfermagem de um hospital filantrópico do sul do Brasil. Metodologicamente caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa- quantitativa do tipo estudo de caso. O levantamento de dados foi feito através de questionário aplicado a 31 enfermeiros assistenciais de um hospital filantrópico da região do vale dos sinos, análise documental e análise de literatura. Resulta dos dados um conjunto de 16 competências para a formação de Bacharéis em Enfermagem: Formação Generalista; Humana; Reflexiva; Científica; Tomada de Decisão; Comunicação; Liderança; Noções Básicas de Administração; Pensamento Crítico; Solução de Problemas; Desenvolvimento Intelectual; Desenvolvimento Profissional; Desenvolvimento para a Autonomia; Formação Permanente; Formação Ética e Recrutamento de Pessoal. Sugere-se que o tema formação acadêmica de bacharéis em enfermagem seja abordado na graduação com um olhar mais crítico para a construção de saberes, normas e técnicas que auxiliem o futuro profissional a gerenciar seu trabalho. Os achados desta pesquisa sugerem atenção especial para a sobrecarga de trabalho, necessidade de aprimoramento das competências, estratégias e ações educativas efetivas aproximando a teoria à prática pelas Instituições de Educação Superior. Estes achados poderão ajudar inda no mapeamento das competências a serem trabalhadas na formação dos bacharéis em enfermagem.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation had as objective to analyse the contribution of the academic training and health management practices: a case study with nursing bachelors in the south region of Brazil. The main question of this study is: how happened the academic training, in health management, of the nursing bachelors of a philanthropic hospital of South Brazil? Methodologically it is characterized as being a qualitative-quantitative research case study. The data survey was made by questionnaire applied on thirdy-one (31) treating nurses of a philanthropic hospital in Vale dos Sinos region, documental and literature analysis. From the data results a set of sixteen (16) competences for the nursing bachelor’s training: General Training, Humanist, Reflexive, Scientific, Decision Making, Communication, Leadership, Management Basics, Critical Thinking, Problem Solution, Intellectual Development, Development for Autonomy, Permanent Training, Ethic Training and Personnel Recruitment. It is suggested that the theme of the academic training of the Nursing Bachelors should be approached in graduation with a more critical sight over the knowledge constructions, standards and techniques that assists the future professional to manage his work. The findings of this research point out to special attention on work overload, competences increasing requirements, effective strategies and educational action approaching the theory to the practices by the High Education Institutions. These findings could help on the mapping of the competences to be worked out in the nursing bachelors’ formation.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão acadêmicapt_BR
dc.subjectGestão em Saúdept_BR
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.titleContribuição da formação acadêmica e práticas na gestão em saúde: um estudo com bacharéis em enfermagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorFossatti, Paulopt_BR
dc.degree.localCanoas/RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
Appears in Collections:Dissertação (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lpcosta.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.