Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/873
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHammerschmitt, Alinipt_BR
dc.date.accessioned2018-08-01T18:21:52Z-
dc.date.available2018-08-01T18:21:52Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/873-
dc.description.abstractEste estudo realizado para o Mestrado em Memória Social e Bens Culturais do Unilasalle/RS, dentro da linha de pesquisa Memória e Linguagens Culturais, traz uma reflexão acerca das memórias que se cruzam em dois documentários realizados sobre o artista plástico Xico Stockinger: Sobre Viver Guerreiro (1977) e Xico Stockinger (2012). Além disso, propõe-se como produto final a criação de um projeto de oficina cultural a respeito de Stockinger para propiciar a divulgação das suas realizações. Nesse contexto, o objetivo geral do trabalho é analisar de que modo é abordada a memória de Xico Stockinger contida em dois filmes documentários. Como justificativa para construção da dissertação elenca-se o fato de que, embora Xico Stockinger tenha sido referenciado com livros e catálogos de arte, pelo menos dois documentários e existam obras suas espalhadas por diversas cidades, a manutenção da sua memória na comunidade em geral ainda é restrita a pequenos grupos de intelectuais e artistas, não havendo grande difusão da sua trajetória de vida em muitas camadas da sociedade. A análise da abordagem da memória contida nos dois documentários foi feita através da verificação da memória coletiva, da memória individual e do imaginário, presentes nos filmes e em torno do artista. Porém, considerou-se que a memória pertence ao âmbito individual e coletivo ao mesmo tempo, localizada em uma perspectiva maior, abrangendo o social. Nesse sentido, essas memórias entrecruzam-se ao serem analisados os dois documentários, em que as lembranças do artista e sobre o artista se cruzam em diversos os momentos. Donde pode ser concluído que os dois documentários sobre Xico Stockinger buscam apontar uma interpretação da sua significação para a sociedade da qual ele faz parte. A imagem do artista que é transmitida procura dar visibilidade a Stockinger em um esforço em preservar sua memória na comunidade.pt_BR
dc.description.abstractThis study for the Master of Social Memory and Cultural Heritage of Unilasalle/RS, in the line of research Memory and Cultural Languages, brings reflections on memories that cross in two documentaries made about the artist of fine arts Xico Stockinger: About Sobre Viver Guerreiro (1977) and Xico Stockinger (2012). In addition it is proposed as a final product to create a project of cultural workshop about Stockinger to provide disclosure of their achievements. In this context, the general objective is to analyze how is addressed the memory of Xico Stockinger contained in two documentaries. As justification for building this dissertation there is the fact that: although Xico Stockinger has been referenced in books, art catalogs, at least two documentaries, and his works exist in many different cities, maintaining his memory in the general community is still restricted to small groups of intellectuals and artists, with no diffusion of his life trajectory in many layers of society. The analysis of memory contained in two documentaries was made by verification of collective memory, individual memory and imagination, present in the movies and around the artist. However, it was considered that the memory belongs to the individual and collective at the same time located at a greater prospect encompassing social. In this sense, these memories intersect, when analyzed the two documentaries, memories of the artist and about the artist intersect at various times. Where can be concluded that the two documentaries about Xico Stockinger want to point out a interpretation of his significance for the society of which he is part. Artist's image that is passed wants to give prominence to Stockinger, an effort to preserve his memory in the community.pt_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.rightsopenAccessen
dc.subjectBiografiapt_BR
dc.subjectDocumentáriospt_BR
dc.subjectXico Stockingerpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.titleGuerreiros, cactos e gabirus: entrecruzamento de memórias nos documentários sobre Xico Stockinger (1977 - 2012)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorÉboli, Lucianapt_BR
dc.degree.localCanoas/RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (PPGMSBC)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.contributor.advisorcoSantos, Nádia Maria Weberpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hammerschmitt.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.