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http://hdl.handle.net/11690/906
Autor(es): | Cuogo, Francisco Coelho |
Título: | O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação corporativa |
Palavras-chave: | Educação;Tecnologias da Informação e comunicação;Educação corporativa;Educação a distância |
Data do documento: | 2014 |
Editor: | Centro Universitário La Salle |
Resumo: | A presente dissertação tem o objetivo de pesquisar o papel das tecnologias da
informação e comunicação na educação corporativa, no contexto da sociedade
informacional. O problema desta pesquisa evidencia o uso das tecnologias de
informação e comunicação - TIC´s - na educação, com destaque para a educação a
distância e seus métodos, refletindo no uso das TIC´s na educação corporativa -EC.
A EC, inserida nas organizações contemporâneas que desenvolvem programas de
educação para seus colaboradores vem fazendo uso dos instrumentos e métodos
também usados na educação a distância. Assim, abordamos neste trabalho as
características da era industrial, do trabalho mecanicista e da sociedade
informacional, considerando seus reflexos na educação. Para escrever sobre a
sociedade informacional, fazendo considerações sobre o ciberespaço e o conceito
de redes, foram analisadas as concepções de Castells (2002) Lévy (1999) e Lemos
(2002). Nos aspectos relacionados a educação, abordando as perspectivas desta na
sociedade industrial, na sociedade informacional e na educação a distância,
utilizamos Aranha (2006), Moran (2011) e Maia e Matar (2007). Sobre a educação
corporativa fundamentamos a abordagem teórica em Eboli (2004), Meister (1999) e
Milkovich e Boudreau (2008). A pesquisa levantou dados qualitativos através de
questionários aplicados a um grupo de quatro profissionais responsáveis pela
educação corporativa em suas respectivas empresas. Para análise dos
questionários foi considerado o método de análise de conteúdo de Bardin (1994). A
partir das análises concluímos que existe um distanciamento entre as abordagens
teóricas acerca da educação corporativa e o entendimento sobre o assunto nas
organizações pesquisadas, bem como uma distorção em relação ao que se
desenvolve na prática em termos de EC. Evidenciando ainda um subaproveitamento
das potencialidades das TIC´s na educação corporativa, cujo foco parece estar
voltado mais para atingir os interesses das organizações e não tanto as propostas
de desenvolvimentos dos colaboradores. This dissertation aims to examine the role of information and communication technologies in corporate education, in the context of the information society. The problem of this research demonstrates the use of information and communication technologies in education, especially the online education and its methods, reflecting the use of information and communication technologies in corporate education. The corporate education, inserted in contemporary organizations that develop education programs for its employees has been making use of the tools and methods also used in distance education. Thus, we consider in this paper the characteristics of the industrial age, the mechanical work and the informational society, considering its consequences for education. To write about the information society, making considerations about cyberspace and the concept of networks, concepts of Castells (2002), Lévy (1999) and Lemos (2002) were analyzed. The aspects related to education, addressing the perspectives of the industrial society, the information society and in distance education, use Aranha (2006), Moran (2011) and Maia & Mattar (2007). On corporate education we base the theoretical approach in Eboli (2004), Meister (1999) and Milkovich & Boudreau (2008). The research has raised qualitative data through questionnaires applied to a group of four professionals responsible for corporate education in their respective companies. For analysis of the questionnaires was considered the method of textual analysis of Bardin (1994). From our analysis we conclude that there is a gap between the theoretical approaches to the corporate education and understanding on the subject in the surveyed organizations, as well as a distortion in relation to what is developed in practice in terms of CE. Still showing an underutilization of the potential of information and communication technologies in corporate education, whose focus seems to be geared more to achieve the interests of organizations rather than the proposed development of employees. |
Orientador(es): | Backes, Luciana |
Coorientador(es): | Silveira, André Stein da |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
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