Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/913
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCheruti, Luciana Josélia Corrêapt_BR
dc.date.accessioned2018-08-15T17:58:13Z-
dc.date.available2018-08-15T17:58:13Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/913-
dc.description.abstractEsta investigação, inserida na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle - Unilasalle – tem como objetivo analisar a correlação entre os aspectos legais, as orientações do MEC e a prática da alfabetização, em uma turma de 1° ano, numa escola da rede pública municipal de Novo Hamburgo/Rio Grande do Sul. Os principais aportes teóricos utilizados advêm de autores como Piaget (1990), Vygotsky (1994), Freire (2001), Ferreiro e Teberosky (1999), Mortatti (2000), Soares (2003), Nóvoa (2006) e Arroyo (2007). Este estudo tem cunho metodológico qualitativo, optando-se pelo estudo de caso. A coleta de dados ocorreu em uma escola de ensino público municipal, por meio de entrevista semiestruturada, observações e anotações no diário de campo. A análise dos dados foi realizada tendo como base a análise de conteúdo proposta por Bardin (1988). Ao longo da pesquisa, verificou-se que há lacunas entre os discursos e a prática da alfabetização no ensino fundamental. Percebeu-se a inquietude da professora em priorizar a alfabetização através da ludicidade. Também se evidenciou uma preocupação por parte da educadora no que diz respeito às dificuldades encontradas no que concerne às diferenças sociais e ao acesso ao universo letrado das famílias, acarretando impasses para a evolução da aquisição da leitura e da escrita. Entretanto, constatou-se que, apesar da escola oportunizar condições tanto em termos ambientais quanto de recursos de ensino, os mesmos não foram utilizados de forma a explorar toda a gama de possibilidades que apresentavam. Concluiu-se, ao longo da pesquisa, que há lacunas entre os discursos e o fazer pedagógico, bem como um distanciamento entre a teoria e a prática da alfabetização no ensino fundamental. Devido a esses entendimentos, nota-se que muito se tem a pesquisar e a refletir sobre o assunto, e que mais estudos sobre o tema devam ser realizados.pt_BR
dc.description.abstractThis study is inserted in a research line called “Teachers formation, teaching practice and theory” of the postgraduate program in education of La Salle University and analyzes the correlation among the legal aspects, MEC (Ministry of Education and Culture) guidelines and the literacy practice, in the first year of an elementary school in the city of Novo Hamburgo. The main theoretical contributions used, come from authors such as: Piaget (1990), Vygotsky (1994), Freire (2001), Ferreiro e Teberosky (1999), Mortatti (2000), Soares (2003), Nóvoa (2006) and Arroyo (2007). This work has a qualitative methodological nature, using a case study. The data collection has taken place in a public school in the city of Novo Hamburgo, through semi-structured interviews, observations and notes in a field diary. The data analysis was carried out based on analysis proposed by Bardin (1988). During the research, it has been verified that there is a gap between the speech and the literacy practice in regards to the elementary school. It was perceived the attention of the teacher in prioritize the literacy process through playfulness. It was noticed that the teacher emphasizes what regards to the social disparities and to the families literacy universe leading to difficulties to the acquisition of reading and writing material. However, it was found that although the school gave the resources and a good ambience they were not used in a way to explore the whole opportunities that they gave. It was concluded, along the research, that there are plenty of gaps between the speeches and the pedagogical actions, as well as a detachment between the theory and literacy practice in the elementary school. Due to these understandings, it follows that there is still a lot to be searched and reflected about the subject, and that more studies concerning these matters should be carried out.pt_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAspectos legaispt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleA prática de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola pública municipalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Denise Regina Quaresma dapt_BR
dc.degree.localCanoas/RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ljccheruti.pdf978,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.