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dc.contributor.authorMattos, Rejane Maria Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2018-08-17T18:34:53Z-
dc.date.available2018-08-17T18:34:53Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/921-
dc.description.abstractO presente trabalho de dissertação, Desafios para uma Educação Emancipatória, faz parte da linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas, tendo como objetivo examinar e aprofundar a questão sobre a formação dos alunos “trabalhadores”, verificando se a partir do preparo técnico, eles vivenciaram processos de emancipação social com novas possibilidades de inserção profissional. Este trabalho compreende basicamente dois momentos essenciais em sua estrutura: primeiramente apresenta as origens do trabalho, seus conceitos fundamentais e os aspectos históricos da educação profissional no Brasil. Finalizando esta primeira parte, são analisadas diferentes compreensões sobre emancipação social na perspectiva de diferentes pensadores. O segundo momento da presente dissertação inclui os procedimentos metodológicos que foram utilizados para a efetivação da pesquisa qualitativa, a análise das informações e dados obtidos pelos alunos egressos dos cursos técnicos de Meio Ambiente e Biblioteconomia, em termos de compreensões que os alunos trabalhadores elaboram sobre a atividade profissional que desempenham no meio social onde atuam.pt_BR
dc.description.abstractThe present work of dissertation, Challenges for Emancipatory Education, is part of the Management, Education and Public Policies research field. It aims at examining and deepening the working students formation issue, checking whether they have experienced social emancipation process with new possibilities of professional insertion from technical school. This study basically comprehends two major subjects in its structure: firstly it introduces labor sources, its elementary concepts and the historic aspects of professional Education in Brazil. Having closed this first part, different understanding about social emancipation under the perspective of different thinkers are taken in consideration. The second moment of the present study includes methodological procedures which were taken for qualitative research to be carried out, information and data gotten by the students who came from Environment and Bibliotechonomy technical school out of understanding which working students come to about the professional activity they perform, in the social environment where they live.pt_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEmancipatóriapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.titleDesafios para uma educação emancipatóriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorAndreola, Balduino Antoniopt_BR
dc.degree.localCanoas/RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
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