Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/954
Autor(es): Mendes, Pablo Eugênio
Título: Tecnologia, expressão e significado nas práticas educativas e nas construções de conhecimentos de professores de ensino médio
Palavras-chave: Educação;Formação de professores;Práticas educativas;Hermenêutica;Ética;Comunicação
Data do documento: 2012
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: A temática deste ensaio dissertativo centra esforços na análise de fenômenos atuais emergidos fundamentalmente por três conceitos: Tecnologia, Expressão e Significado. Tecnologia entendida como a base conceitual para se compreender o fenômeno conhecido como TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação); Expressão compreendida como a base conceitual para se compreender o fenômeno ligado ao caminho, sentido (direção), processo histórico e sua consequência no agora; Significado como a base conceitual para se compreender o fenômeno ligado ao impacto das mudanças ocorridas, sobretudo, após a década de 1990 na educação e na sociedade. Esta pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa do Mestrado em Educação do Unilasalle: Formação de Professores, teorias e práticas educativas. Visa-se discutir a elaboração de práticas educativas criativas e ávidas para a construção de conhecimentos pertinentes ao mundo do trabalho de modo co-laborativo, a emancipação do sujeito e a cidadania, aliada aos processos de capacitação e aprendizagem constante através do exercício do diálogo e do respeito às diferenças, a diversidade cultural, contribuindo crítica e construtivamente com o seu meio ambiente. O suporte teórico consiste na explicitação de um edifício de sentidos e significados baseados na nova hermenêutica em prol das práticas educativas e da construção de conhecimentos pertinentes ao processo de formação educativa, cultural, profissional e cidadã. Finalmente, a partir da concepção fenomenológica e de uma hermenêutica voltada à epistemologia, pretende-se a uma reflexão para a observação de propostas criativas de qualificação das práticas educativas no universo docente visando contribuir para a capacitação no trato da constituição do sujeito emancipado.
The theme of this essay dissertative focuses efforts on the analysis of current phenomena emerged primarily by three concepts: Technology, Expression and Meaning. Technology understood as the conceptual basis for understanding the phenomenon known as ICT (Information and Communication); Expression understood as the conceptual basis for understanding the phenomenon on the road, sense (direction), the historical process and its consequence in the now; meaning as the conceptual basis for understanding the phenomenon linked to the impact of changes, especially after the 1990s in education and society. The aim is to discuss the development of creative educational practices and eager to build knowledge relevant to the world of work, the subject of emancipation and citizenship, coupled with the processes of training and constant learning through the exercise of dialogue and respect for differences, cultural diversity, contributing critically and constructively with their environment. The theoretical support is the explicitness of a building of meanings based on the new hermeneutics in favor of educational practices and the construction of knowledge relevant to the educational process educational, cultural, professional and citizen. Finally, from the design of a hermeneutic phenomenological oriented epistemology, it is intended to reflect for observing creative proposals qualification of educational practices in the universe aimed at teaching enable him to treat the subject constitution emancipated.
Orientador(es): Silva, Gilberto Ferreira da
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pemendes.pdf691,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.