dc.contributor.author |
Santos, Carine Araujo Salatti dos |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-05T13:09:12Z |
|
dc.date.available |
2021-08-05T13:09:12Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS, Carine Araujo Salatti dos. Aspectos importantes na motivação e qualidade de vida no ambiente de trabalho: um estudo sobre gerações. 2020. 21 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Administração) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1936. Acesso em: 05 ago. 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/1936 |
|
dc.description.abstract |
Existem hoje quatro Gerações atuantes no mercado de trabalho, sendo elas: Baby
boomers, Geração X, Geração Y, e Geração Z. Elas compõem o perfil dos trabalhadores a
partir do seu ano de nascimento. O presente artigo teve como objetivo identificar quais são
os aspectos importantes para as quatro Gerações que compõem a motivação e qualidade
de vida das mesmas dentro do ambiente de trabalho. O artigo está embasado em uma
pesquisa quantitativa de caráter exploratório-descritivo e, para o atingimento desse
objetivo, elaborou-se um questionário estruturado com 32 perguntas fechadas de múltipla
escolha e aplicado a 104 profissionais do regime CLT de diferentes níveis hierárquicos e
atuantes de diferentes segmentos da indústria, comércio e serviços. A partir desta
pesquisa identificou-se que a maior motivação entre as Gerações é a remuneração
salarial, e que a Geração que mais se sente valorizada no seu ambiente de trabalho atual
é a Geração X. Além disso, sugere-se que as quatro Gerações acreditam também que o
ambiente de trabalho influencia na qualidade de vida. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade La Salle |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Gerações |
pt_BR |
dc.subject |
Motivação |
pt_BR |
dc.subject |
Qualidade de vida |
pt_BR |
dc.subject |
Mercado de Trabalho |
pt_BR |
dc.title |
Aspectos importantes na motivação e qualidade de vida no ambiente de trabalho: um estudo sobre gerações |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Faccio, Pedro |
pt_BR |
dc.degree.local |
Canoas |
pt_BR |
dc.description |
O mercado de trabalho contém diferentes perfis de trabalhadores. Segundo Oliveira
(2011), o mercado de trabalho atual proporciona um encontro de Gerações: as diferentes forças de trabalho formadas e influenciadas pelos momentos políticos, sociais, econômicos e culturais de sua época, que foram capazes de formar estruturas mentais que diferenciam cada Geração. |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Administração |
pt_BR |